19/11/2020 as 10:31

SAÚDE

Serviços do SUS podem ser acessados por meio do portal e aplicativo da Prefeitura

Agendamento de consultas, exames, controle de medicamentos, entre outros, estão disponíveis nas duas ferramentas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Até o momento, 4.198 pessoas se cadastraram para ter acesso aos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do Portal da Saúde e aplicativo “Mais Saúde Cidadão”, disponibilizados pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, desde agosto deste ano. As plataformas, integradas ao Prontuário Eletrônico, têm como objetivo facilitar a vida do cidadão aracajuano e, por isso, a Prefeitura alerta sobre a importância do cadastramento.

As duas ferramentas possibilitam, através da internet, o agendamento de consultas, exames, controle de medicamento, o acompanhamento de listas de espera, entre outras opções, sem precisar que o usuário se dirija à uma Unidade Básica de Saúde. Dessa forma, torna a rede municipal mais eficiente através da tecnologia e permite um planejamento maior da administração. O coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da SMS, Adson Gomes, explica que, para se conectar ao Portal Saúde e aplicativo “Mais Saúde Cidadão”, o cidadão deve realizar um cadastro ou atualização de dados, através do site da Prefeitura (www.aracaju.se.gov.br), onde há, na página inicial, o link “Portal da Saúde''.

"Para conseguir o usuário e a senha, que dão acesso ao portal e ao aplicativo, é preciso fazer esse cadastro ou recadastramento. O objetivo é comprovar que a pessoa é munícipe de Aracaju", destaca o coordenador ao explicar que, para ter acesso a essas plataformas, é preciso atualizar os dados, por isso o link de acesso se chama 'Recadastramento'.

Após clicar em ‘Recadastramento’, a página abrirá um campo para preencher um formulário e anexar documentos de identificação com foto e comprovante de residência. Depois, será gerada uma senha de acesso. As informações são encaminhadas para a Secretaria da Saúde para checagem, por meio de uma equipe da pasta. A validação é feita em até 30 dias. Com a senha provisória, o usuário deve acessar o Portal da Saúde, no site, para o cadastramento de uma nova senha, que será a mesma para utilização do aplicativo. O login será sempre o CPF.

O cadastro é individual e, em caso de menores de 18 anos, pais ou responsáveis deverão realizar os cadastros, ficando automaticamente responsáveis pelos agendamentos dos procedimentos dos dependentes. "Uma vez que é preenchido o cadastro junto com os documentos, esse cadastro é recebido pela Secretaria e tem um setor que vai validar o cadastro, checar se os documentos são verdadeiros ou não e se vai ativar ou não o cadastro dessa pessoa”, diz o coordenador de TI da SMS.

Com esses dados, o usuário poderá acessar tanto pelo portal, quanto pelo aplicativo e, através dessas plataformas, agendar consultas, acompanhar procedimentos marcados, sua posição nas filas e vários outros serviços à disposição. As informações colhidas pelo sistema permitem uma noção maior para saber o diagnóstico real da situação da Saúde em Aracaju, o que facilita a regulação dos medicamentos e impede o desabastecimento.

O coordenador ressalta que todas as informações inseridas no cadastro são minuciosamente analisadas, para evitar qualquer tipo de fraude. “As informações colhidas no sistema permitem ao município ter o diagnóstico real da situação da saúde em Aracaju, o que facilita a regulação dos medicamentos e impede, consequentemente, o desabastecimento das farmácias básicas”, enfatiza Adson Gomes.

Em caso de dúvidas, o aracajuano pode entrar em contato pelo 0800 729 3534, opção 7. 

|Fonte: Ascom/PMA

||Foto: Marcelle Cristinne