18/01/2021 as 20:40

CORONAVÍRUS

Vacina contra Covid-19 chega a Sergipe

Segundo o governador Belivaldo Chagas, a distribuição aos municípios começará às 07h de amanhã

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pontualmente às 20h o primeiro lote de vacinas destinadas à Sergipe chegou no aeroporto da capital. A campanha de vacinação em Sergipe será iniciada nesta terça-feira, 19, a partir das 08h, no Hospital de Urgência João Alves Filho. Em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira, 18, o governador Belivaldo Chagas revelou que a distribuição aos municípios começará às 07h de amanhã. 

O governo reforça que serão obedecidos os critérios de prioridade nesta fase da campanha, onde serão vacinados grupos específicos de pessoas, sendo eles os idosos acima de 60 aos que vivem em abrigos e asilos, e os trabalhadores da área da saúde que estão atuando na linha de frente.

De acordo com a Secretária da Saúde, Mércia Feitosa, 38% dos trabalhadores da saúde e mais cerca de 500 idosos serão contemplados com a vacina neste primeiro momento. Ainda segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, 48.880 doses estão previstas para Sergipe na primeira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19.

“Aqueles trabalhadores que estão em linha de frente, nos hospitais, nas Unidades de Pronto Atendimento, nos Centros de Referência, na atenção básica que tem atendimento exclusivo para a covid, além dos que estão trabalhando na coleta das amostras, serão vacinados nesta primeira fase. Será preciso fazer uma estratificação dessa população, e quem vai fazer isso é próprio município, onde levamos para ele uma estratégia de nominar quem são essas pessoas, e quais são os setores que eles estão. Além disso, um levantamento feito com os municípios revela que são cerca de 500 idosos vivendo em asilos, que também serão imunizados. Os trabalhadores que atendem esses idosos também serão contemplados nesse momento”, explica a secretária Mércia Feitosa.

A estratégia de vacinação escolhida pelo governo de Sergipe foi a de levar os profissionais que farão a imunização até o local de trabalho de quem será vacinado, e no caso dos idosos, estes também não precisarão se deslocar, sendo vacinados dentro da própria instituição em que residem. As redes de saúde privada também serão contempladas.

Durante a coletiva, o governador Belivaldo Chagas chamou atenção para a necessidade de que a população continue adotando as medidas de prevenção do novo coronavírus, sendo elas a utilização das máscaras de proteção faciais, álcool gel e isolamento social.

“Não dá para continuar com as aglomerações. Nesta próxima quinta-feira teremos mais uma reunião com o comitê para avaliarmos a situação”, disse Belivaldo, descantando também que a imunização requer um período e uma segunda dose para ter a devida eficácia.

As doses serão distribuídas a partir das 7h da manhã desta terça-feira, 19, para os municípios sergipanos, tendo previsão de iniciarem a vacinação no turno da tarde. Segundo a secretária Mércia, o governo utilizará transporte aéreo para dar celeridade nas entregas. Aracaju receberá cerca de 12 mil doses.

“Temos sete regiões de saúde, sendo Aracaju, Socorro, Estância, Itabaiana, Lagarto, Glória e Propriá. Neste último existe uma central de rede de frio, onde as vacinas serão armazenadas e distribuídas para 15 municípios que fazem parte deste território. As demais regiões, nós faremos a entrega direta para cada município. Vamos trabalhar com esse transporte aéreo para garantir que todos recebam em tempo rápido, para que a tarde os municípios já possam estar executando a vacinação dos trabalhadores de saúde e idosos”. Informa Mércia. 

Ela ressalta ainda que foi montada uma estratégia de segurança de transporte das vacinas. “O transporte para os municípios vai ter escolta, tanto do aeroporto para a central de armazenamento, quanto da central para os municípios. Eu tenho identificação e também teremos escolta, e nos municípios onde vão armazenar a vacina para a segunda dose, solicitei que eles tenham uma segurança 24h na unidade. Temos que ter um cuidado extra”, disse a secretária.

Na capital

A Prefeitura de Aracaju informou que a campanha de vacinação contra a covid-19, em Aracaju, iniciará nesta terça-feira, 19, no Hospital Municipal Fernando Franco, zona Sul da capital. A informação foi confirmada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, durante coletiva de imprensa realizada pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira, 18, para anúncio do Plano Estadual de Vacinação.

As doses do imunizante chegaram à Sergipe na noite desta segunda, sendo distribuídas para os municípios, em seguida. Inicialmente, a capital sergipana receberá 22.338 doses, garantindo a vacinação de 11 mil aracajuanos. Nesta primeira fase, serão vacinados trabalhadores da saúde, que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia, e idosos que residem em asilos ou abrigos.

|Reportagem: Laís de Melo e Nayana Araujo/Redação JC Online
|Fotos: André Moreira e Divulgação