27/01/2021 as 10:34

PANDEMIA

Mais de 100 festas religiosas foram canceladas em Sergipe

Segundo o assessor de Comunicação da Arquidiocese, Carlos Barbosa, são 111 paróquias que fazem parte da Cúria e estão distribuídas em 33 municípios

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com a pandemia da Covid-19 em 2020 muitos eventos tiveram que ser cancelados ou suspensos em Sergipe, inclusive as celebrações religiosas. De acordo com a Arquidiocese de Aracaju, ao total, foram suspensas 102 comemorações aos padroeiros no Estado. No entanto, bastou o governo flexibilizar a quarentena, dando direito às igrejas e paróquias de retornarem com 70% da capacidade dos seus espaços, que esses eventos foram comemorados em outras datas. Segundo o assessor de Comunicação da Arquidiocese, Carlos Barbosa, são 111 paróquias que fazem parte da Cúria e estão distribuídas em 33 municípios.

Depois de Aracaju, o maior número de festas suspensas foi em Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana. Ainda conforme Carlos Barbosa, cada comunidade paroquial tem autonomia de decidir pela agenda de eventos, o que significa que os cancelamentos foram definidos por cada paróquia. “Grande parte realizou o evento em outra data, dentro de um formato exigido pelas autoridades sanitárias. Desde o momento que o comitê flexibilizou e permitiu a ocupação de 70% dos espaços nos templos, as paróquias se sentiram mais motivadas a manter a programação de festas”, conta.

Em Sergipe, cerca de dez membros da igreja, entre padres e bispos, foram contaminados pelo vírus da Covid-19, segundo informação de Carlos Barbosa. Todos se curaram sem que houvesse registro de óbito. Além disso, com a chegada da vacinação contra o vírus no Brasil e Sergipe, Carlos assegura que as igrejas estão “em plena sintonia com os apelos no sentindo que as pessoas busquem a imunização”. “Isso não acontece de modo oficial, mas, em todas as manifestações do arcebispo, ele tem sido claro nesse apelo, para que as pessoas busquem a imunização”, conclui.