19/02/2021 as 11:09

ATO

Rodoviários fazem protesto e bloqueiam Avenida Barão de Maruim

Eles cobram condições de trabalho, aumento salarial, entre outros direitos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Quem utiliza o transporte público tem sofrido com ônibus lotados, redução dos veículos e linhas, por conta da pandemia do Covid-19. "É um absurdo, todo dia os ônibus estão lotados, as empresas deveriam aumentar a frota por conta da pandemia, e não reduzir. Sem falar na demora, quem já se viu o motorista também ser cobrador? Atrasa tudo", desabafou a diarista Edileusa da Conceição.

Mas o acúmulo de função também está desagradando os rodoviários. Na manhã desta sexta-feira (19) eles paralisaram as atividades e protestarm no cruzamento das avenidas Barão de Maruim Gonçalo Rolemberg. Eles cobram condições de trabalho, aumento salarial, entre outros direitos. Eles participaram de uma assembleia na manhã de hoje com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Aracaju (Sinttra), e a tarde outra reunião será realizada para definir se vai haver greve ou não.

O trânsito ficou bloqueado, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estão no local orientando os motoristas.

Em nota, o Setransp diz:

As empresas operadoras do transporte público coletivo e o Setransp têm buscado ao longo desta pandemia focar na preservação dos postos de trabalho. Os funcionários têm recebido qualificação para obterem promoções, como por exemplo aqueles que se tornaram motoristas ou agentes comerciais. Especialmente, na área de venda de crédito da bilhetagem eletrônica, os agentes comerciais, ainda contribuem com o combate à Covid-19 , contribuindo com o incentivo aos passageiros para trocar o uso de dinheiro por cartão no ônibus.

Apesar de 2021 trazer dificuldades, pelo ano desafiador que foi 2020 e deixou o peso do desequilíbrio econômico do sistema de transporte, e ainda serem acrescida outras questões, o Setransp segue tratando com o Sinttra para encontrar formas de passar por esse sufoco priorizando os empregos.

O Setransp entende que o Sinttra está fazendo seu papel, mas alerta que o ano 2020 foi atípico e 2021 será um ano ainda mais severo para setor de transporte sendo inviável a comparação com qualquer ano anterior, porque o setor vive os reflexos das consequências da pandemia, que completa um ano este mês de fevereiro. Neste momento, teremos mais um aumento nos custos com preço do diesel subindo 15%.