25/02/2021 as 08:45

SERVIÇO

INSS suspende prova de vida até o mês de abril

Somente a partir de maio é que prova passa a ser obrigatória

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

INSS suspende prova de vida até o mês de abril

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) pontuou que a prova de vida está suspensa até abril, ou seja, aqueles segurados que não realizarem a comprovação de vida até essa data não terão os seus benefícios suspensos. A partir de maio, segundo o presidente do INSS, Leonardo Rolim, a prova de vida passa a ser obrigatória. A prova de vida anual, obrigatória para que aposentados e pensionistas do INSS não tenham seus benefícios bloqueados, está suspensa desde março do ano passado, em razão da pandemia de Covid-19.

A suspensão vem sendo prorrogada desde então. Porém, para aqueles segurados que desejarem realizar a prova de vida, basta se dirigir até a agência bancária que recebem o benefício portando documentação, ou realizarem por meio do aplicativo Meu INSS, pois é possível fazer a prova de maneira online, através do aplicativo Meu INSS”. Além disso, o órgão ampliou para 5,3 milhões de pessoas em todo o país o serviço que retira a exigência do deslocamento até as agências para garantir o recebimento de benefícios do instituto.

A comprovação é feita por meio de reconhecimento facial. Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, Bruno Bianco, o serviço será ampliado gradativamente, já que o INSS tem 36 milhões de beneficiários. A prova de vida digital foi iniciada em agosto do ano passado como um projeto-piloto, do qual participaram cerca de 500 mil beneficiários de todo o país.

Os segurados do INSS que recebem o benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético devem comprovar que estão vivos todos os anos. O ato é uma forma de garantir segurança para o próprio cidadão e evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios. Identificação por biometria O serviço com o uso de biometria facial digital utiliza o reconhecimento dos traços do rosto para concluir a etapa do processo de identificação. O usuário precisa ter biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por isso, foram selecionados segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor. É importante também ter celular com câmera fotográfica.

O serviço foi desenvolvido pelo INSS em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia; a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev); e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Passo a passo No aplicativo Meu Gov.br, os segurados serão encaminhados para fazer a biometria facial. Após permitir o uso da câmera do celular, o usuário utilizará dados da CNH para fazer a captura facial. É preciso, então, fotografar o rosto dentro da área circular indicada e a validação estará concluída.