15/10/2021 as 11:45

PROTESTO

Funcionários de empresas de ônibus bloqueiam trecho da Avenida Marechal Cândido Rondon

Ação dos trabalhadores foi motivada por uma suposta decisão judicial envolvendo uma das empresas que opera no transporte público da capital e Grande Aracaju

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após a circulação da informação de que a Justiça teria supostamente decretado falência da Viação Progresso, os profissionais que atuam na empresa, que suspenderam o serviço desde a última quinta-feira, dia 14, em decorrência de atrasos salariais e ausência de pagamento do tíquete de alimentação, decidiram fechar parte da Avenida Marechal Cândido Rondon, no limite entre os municípios de Aracaju e São Cristóvão, em protesto.

De acordo com o agente comercial, Marcelo Rezende, que representa os trabalhadores das empresas envolvidas, que ainda inclui as viações Tropical e Paraíso, os funcionários continuarão no local por tempo indeterminado. “Já colocamos o carro de som, fechamos parte da pista e aguardamos uma solução. Até chegar uma ordem judicial, não sairemos daqui", afirmou, em conversa com a nossa equipe de reportagem.

Contudo, segundo o Processo de Recuperação Judicial, que pode ser acompanhado pelo Portal do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), pelo número 201511402064, o processo segue em andamento e não houve, até o momento, decretação de falência.

Desde que a paralisação foi iniciada, cerca de 140 ônibus e 40 linhas estão sem funcionar na capital. Ao todo, mais de 900 funcionários questionam a irregularidade salarial. 

No início da manhã desta sexta-feira, 15, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) informou, por meio de nota, que um terço da frota está fora de operação. A nota revelou, ainda, que as três empresas envolvidas "não conseguiram avançar nas tratativas com os mesmos para retomada do serviço. A quinta-feira foi exaustiva na busca de alternativas para atender às necessidades dos trabalhadores, mas não houve evolução".

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), por sua vez, disse que "continua acompanhando as tratativas e as demais empresas continuam colocando ônibus extras para amenizar os transtornos nas linhas afetadas".

|Da redação do JC Online

|Fotos: André Moreira