27/10/2021 as 14:11

MONITORAMENTO

DER realiza testes de monitoramento da ponte que liga Aracaju-Barra

Resultado será entregue em 30 dias e deve mostrar como está a estrutura da ponte

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os testes de monitoramento da estrutura da ponte que liga a capital ao município de Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju, foram concluídos e os dados serão apresentados pela empresa contratada pelo Governo de Sergipe. O trabalho, realizado desde às dez horas da noite de ontem, 26, foi concluído às cinco horas da manhã de hoje e os resultados serão apresentados pela empresa em um prazo de 30 dias.

O serviço executado pela empresa contratada foi supervisionado pela equipe técnica do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) e concluído com a liberação total da ponte nos dois sentidos. Na análise feita pela empresa LSE, deve constar dados importantes e necessários para o desempenho estrutural da ponte e eles serão comparados aos dados coletados na estrutura em maio deste ano.

Entre os testes, foi realizado o de prova de carga dinâmica de serviços de calibragem das forças dos estais da ponte, que é o que segura a estrutura de concreto. Durante os testes, o tráfego de veículos foi suspenso nos dois sentidos e foram feitos oito intervalos para passagens de veículos. Segundo o diretor-presidente do DER, Anderson das Neves, foram observados, na última avaliação, dados importantes, como o volume de tráfego, a velocidade e a direção dos ventos predominantes, as forças nos cabos de aço (estais) e as vibrações. “Durante a operação, uma carreta que transportava 45 toneladas de brita foi utilizada para a captação das informações, com auxílio dos sensores instalados dentro do veículo e no local”, explicou.

Para orientar o tráfego e garantir a eficácia dos trabalhos, o DER contou com o apoio da Polícia Militar de Sergipe, que disponibilizou um efetivo composto por policiais da Companhia de Policiamento do Trânsito (Cptran) e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv-PMSE).

 

Fonte e foto: Governo de Sergipe