28/10/2021 as 08:30

2 DE NOVEMBRO

Entenda a história do Dia de Finados e saiba como será celebrado

Padre relembra a importância do dia e informa que missas serão celebradas presencialmente

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O enigma por trás da morte é uma questão histórica, que perpassa por diversas culturas e continua sendo uma tradição mesmo na idade contemporânea, já que perder um ente querido sempre será doloroso, independentemente do tempo em que se vive. Com isso, cada religião encontra sua forma de orar e interceder pela alma daqueles que deixaram a terra, pois, nenhuma crença possui a certeza absoluta do que acontece após a morte.

Sendo assim, uma das maneiras que o mundo ocidental encontrou de dedicar seu tempo e oração aos mortos de forma coletiva foi instaurando o feriado de 2 de novembro, Dia de Finados.

A data é popularizada pela religião católica, e foi idealizada no século 10, na França, pelo abade Odile, que se tornou o Santo Odilson na igreja católica. Ele instituiu que aquele dia seria o momento em que todas as orações seriam dedicadas à alma dos mortos, já que na doutrina do catolicismo a maioria das almas primeiramente vão para o Purgatório, local em que passam por um processo de purificação e perdão dos seus pecados, para então subirem ao céu e viver no paraíso. Por esse motivo é que o dia é tão especial e importante para os amigos e familiares que estão vivos e podem orar por seus entes queridos que estão aguardando sua redenção e passaporte para o reino de Deus.

O Jornal da Cidade conversou com o Padre Marcelo, da assessoria de comunicação da Arquidiocese de Aracaju, para buscar saber qual a importância da data e como serão as celebrações em Sergipe.

Para o sacerdote, comemorar a data é importante e vai além das orações para os finados, ela também serve para lembrar aos fiéis o seu compromisso com Deus.

“O dia é reservado principalmente para orarmos para aqueles que partiram do nosso convívio, mas feriado de Finados também serve para nos lembrar que nós cremos na vida eterna, cremos na ressurreição da carne, na vida eterna e divina. Nós da igreja católica vivemos e cremos em três estágios de vida, que são: vida na igreja peregrina, na padecente e na triunfante”, explica.

“A igreja peregrina somos nós, o que vivemos aqui na terra; a padecente é a passagem no purgatório, em que as almas estão em busca da purificação e perdão do senhor e a triunfante é o estágio em que vivemos na graça eterna do céu”, complementa.

Dia de Todos os Santos e Dia de Finados  

Padre Marcelo comenta que a o Dia de Finados é iniciado já no dia primeiro, com o Dia de Todos os Santos.

 “As duas datas estão unidas, porque no dia primeiro de novembro comemoramos o Dia de Todos os Santos, em que pedimos a eles que orem por nós e pelas almas, já que cremos que já estamos ressuscitados e os que morreram estão à espera da passagem divina. Já no dia 2, oramos mais ainda por estes que estão no purgatório, que morreram na graça de Deus, mas ainda precisam do perdão”, informa.

Programação

No dia 2, as comemorações vão ser presenciais, mas respeitando todos os protocolos de segurança, tanto na capital quanto no interior.

“As missas nos cemitérios e nos templos respeitarão as medidas sanitárias, com uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel. Nos cemitérios mais frequentados haverá horários variados de missas, que vão das 7h às 16h, na sua grande maioria. Mas as igrejas estarão abertas durante todo o dia, para que a população possa ir até o templo e celebrar dentro dele” diz o padre.

|Da Redação/JC
|Foto: André Moreira