07/12/2021 as 14:39

AVANÇO

Aracaju: planejamento estratégico de 2022 será marcado por projetos estruturantes

De acordo com Edvaldo, essa nova fase será marcada por uma série de mais empreendimentos para toda a cidade, com o enfoque em obras estruturantes

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ano de 2021 foi marcado pela elaboração do novo Planejamento Estratégico, que norteará a gestão de Aracaju até 2024. Os primeiros meses do ano foram dedicados à delimitação dos projetos e metas, e no segundo semestre teve início a fase de execução das propostas, iniciando a etapa operacional do plano, com o avanço dos projetos.

O prefeito Edvaldo Nogueira destaca que a execução do Planejamento Estratégico a partir de 2022 aponta um olhar para o futuro. “Finalizamos as propostas da gestão anterior, concluímos o novo Planejamento Estratégico que nos guiará até 2024. Seguimos com a responsabilidade da missão comprida, mas motivados por avançar no novo compromisso firmado com a população aracajuana”, salienta.

Ainda segundo Edvaldo, essa nova fase será marcada por uma série de mais empreendimentos para toda a cidade, com o enfoque em obras estruturantes. “Estamos construindo a Aracaju que queremos para o futuro, por isso trabalhamos para melhorar as condições das localidades da capital que ainda apresentam condições precárias, reduzindo, ao máximo, as áreas carentes de infraestrutura”, detalha.

O coordenador-geral do Planejamento Estratégico, Julio Filgueira, ressalta que a pandemia alterou o ritmo de execução das propostas para 2020. “Mas conseguimos reorganizar o planejamento, e em 2021 floresceram diversos projetos que foram limitados pela pandemia. Iniciaremos 2022 com todos os projetos estratégicos já definidos e com as bases de execução estabelecidas”, informa.

Avanços concretos
Entre as propostas, destaca-se o desenvolvimento da antiga Zona de Expansão. Ao longo de 2021, a Prefeitura conseguiu viabilizar as bases para o financiamento desse projeto, com recursos de fontes internacionais, e ao longo dos próximos anos serão implementadas as obras estruturantes nos novos bairros da capital.

Outro grande projeto que será iniciado é a revitalização do Centro. Nos últimos meses, a proposta estava sendo trabalhada de forma interna e a partir de 2022 serão iniciadas as primeiras etapas de execução. “Estão previstas as primeiras intervenções, algumas medidas de modernização do aparato legal que regula a ocupação e utilização do Centro”, antecipa Julio.

Os aracajuanos podem esperar que no próximo ano a inovação ganhe ainda mais força, com os projetos de cercamento eletrônico da cidade, ampliação do número de câmeras de monitoramento, investimentos na mobilidade urbana, com os corredores de ônibus e semáforos inteligentes.

Mais um avanço concreto que terá continuidade no próximo ano é o da Parceria Público Privada (PPP) da Iluminação Pública, com a substituição das lâmpadas em mais bairros e o início da instalação da iluminação cênica nos pontos turísticos da capital. “As etapas previstas para 2022 praticamente concluem a substituição do parque de iluminação de Aracaju por LED”, ressalta o coordenador.

Julio destaca, ainda, que o Planejamento Estratégico 2021-2024 enfatiza os avanços sociais, na Saúde, na Educação, em todos os setores. “O que podemos esperar de 2022 é que será mais um ano para realizar, olhar para o futuro, pensando nos próximos três anos com responsabilidade e com a serenidade de que enfrentamos o pior durante a pandemia”, considera.

 

Fonte: PMA