13/05/2022 as 10:28

CCTECA

Aracaju terá eclipse lunar especial neste final de semana

Planetário Galileu Galilei, no Parque da Sementeira, abrirá para observação

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aracaju terá eclipse lunar especial neste final de semana

Na noite do próximo domingo, um eclipse total da lua poderá ser observado do Brasil. A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), administrada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoverá a observação com telescópios do fenômeno, também chamado de Lua de Sangue, na área externa do local, que fica dentro do Parque Augusto Franco. A observação iniciará a partir das 22h30.

De acordo com o coordenador da CCTECA, Augusto Almeida, a partir das 22h32, a lua ficará com o aspecto acinzentado, dando início ao eclipse. Às 23h27, a lua ficará ‘cortada’ e, 0h29, iniciará seu aspecto avermelhado. O ponto máximo do eclipse será registrado à 1h11, já na madrugada de domingo para segunda-feira.

“Além da observação com telescópios, haverá uma tela com explicações e simulações sobre o fenômeno. Para segurança de todos, o evento contará com a presença da Guarda Municipal de Aracaju. Não há limite de participantes e orientamos levar repelentes para quem pretende ficar até o fim da observação”, explica Augusto.

A partir de 1h53, a lua voltará ao tom acinzentado. O fim da observação acontecerá às 3h50, quando se encerra o eclipse e a lua cheia brilhará novamente. A CCTECA alerta que o evento poderá ser cancelado de acordo com as condições do tempo. O acesso ao local se dá pela lateral do Parque, no portão da avenida Oviêdo Teixeira.

Eclipse

Este é o primeiro eclipse total da lua de 2022 e, segundo astrônomos, também será o único. Depois do fenômeno de domingo, outro igual só poderá ser observado por brasileiros em 2025. O eclipse total lunar acontece quando a lua é ocultada pela sombra da Terra. Isso ocorre quando sol, Terra e lua encontram-se alinhados, com a Terra entre os dois.