16/05/2022 as 16:37

SMTT

Mais de cinco mil metros de cabos semafóricos foram furtados neste ano

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito explica que essa prática ilegal prejudica a mobilidade e a segurança do trânsito, além de trazer mais custos aos cofres públicos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os semáforos da avenida José da Silva Ribeiro Filho, no bairro Siqueira Campos, cruzamento com as ruas Acre, Sergipe e Bahia, ficaram sem funcionar, na manhã desta segunda-feira, 16, devido ao furto de cabos. Agentes de trânsito e a equipe semafórica da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju estiveram no local para garantir a mobilidade urbana durante a substituição dos cabos.

Na última semana, o órgão municipal também registrou furto de 400 metros de cabos no cruzamento da avenida Tancredo Neves com a rua João Géniton da Costa, no bairro Jabotiana; no cruzamento da avenida Alcides Fontes, próximo à Praça Jaime Araújo, no bairro Siqueira Campos; e na rotatória da UBS Dona Sinhazinha. Somente neste ano, foram furtados, em Aracaju, mais de cinco mil metros de cabo.

Para coibir esse tipo de prática, a Prefeitura integra, através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), uma operação conjunta com a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) de combate a furtos e receptação de fios. Um trabalho ostensivo e preventivo que visa evitar a subtração dos fios que compõe a rede semafórica e demais equipamentos.

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, explica que essa prática ilegal prejudica a mobilidade e a segurança do trânsito, além de trazer mais custos aos cofres públicos.

“A Prefeitura vem atuando para coibir esse crime e, agora, há a integração das forças de segurança para intensificar as ações de combate. Paralelamente, a contribuição da população continua sendo fundamental. Por isso, pedimos que as pessoas denunciem à polícia atitudes suspeitas próximas aos equipamentos”, frisa Renato.

Além disso, para inibir a prática ilegal, a SMTT vem reforçando as caixas dos semáforos, como conta o diretor de Planejamento e Sistema da SMTT, Diego Carvalho. “Temos reforçado com concreto, para dificultar a abertura, e estamos mudando, gradativamente, a maneira de instalar os cabos. Mas, infelizmente, ainda temos registrado os furtos, que tanto prejudicam o trânsito. Pedimos que a população colabore, denunciando ações suspeitas”, reforça.

Denúncia
A Prefeitura de Aracaju disponibiliza dois canais para a denúncia desses casos de vandalismo nos semáforos: o 153 da Guarda Municipal (GMA) e o Disque Trânsito da SMTT - 118. Os serviços funcionam 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.

 

Fonte: PMA