19/05/2022 as 11:00

INTERDIÇÃO

Rio Poxim: PMA retira estrutura metálica da ponte

Nesta quarta, o trabalho de retirada da viga foi iniciado, como explica o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Buscando reduzir, ao máximo, o tempo de interdição do tráfego, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), iniciou, na tarde desta quarta-feira, 18, o processo de retirada da estrutura metálica da Ponte Juscelino Kubitschek, sobre o Rio Poxim – em frente ao Parque dos Cajueiros –, que ruiu nesta terça, 17.

A operação aconteceu após a realização do balizamento, no dia de ontem, um processo de orientação, feito com apoio da Marinha, para que as pessoas que pescam na região ou realizam transporte náutico não corram risco. Assim, a administração municipal sinalizou o local com quatro boias, garantiu iluminação extra e deixou uma viatura da Guarda Municipal pernoitando. Nesta quarta, o trabalho de retirada da viga foi iniciado, como explica o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado. “Iniciamos a retirada da estrutura que está pendente, para que se possa desinterditar esse trecho o mais rápido possível, de forma que o tráfego possa ser restabelecido. Por se tratar de um grande peso, a operação é delicada: envolve a amarração da estrutura, o corte em partes menores e, então, a retirada”, detalha o secretário.

O tráfego nesse local da via estava interditado desde o dia 3 de dezembro do ano passado, após a Defesa Civil de Aracaju constatar, com base em avaliação técnica, risco de desabamento da estrutura devido à deformação na mão francesa que sustenta o anexo metálico utilizado para a travessia de ciclistas e pedestres. A prefeitura desenvolve um projeto de alargamento da estrutura da ponte, que, agora, está sendo agilizado, e permitirá que ela conte com três faixas de pista de rolamento em cada sentido, de 12m de largura cada, além de ciclofaixa e duas pistas para pedestres, numa extensão de 160 m, um investimento aproximado de R$ 17,5 milhões. “Cabe destacar que a ciclovia é um equipamento independente da ponte, esta que não apresenta nenhum risco em sua estrutura”, frisa Silvio Prado.