30/11/2022 as 16:47

ESPAÇOS PÚBLICOS

Emsurb alerta ambulantes sobre certificado para comercialização

Certificação garante a segurança alimentar da população em festividades

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com a retomada dos eventos na capital, cresce a demanda de pessoas interessadas em comercializar em espaços públicos. Nesse contexto, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), órgão municipal responsável pela organização desse comércio sazonal, orienta esses vendedores sobre a necessidade de obter a certificação que garante a segurança alimentar da população nessas festividades, a exemplo do Réveillon 2023, promovido pela Prefeitura de Aracaju.

Conforme ressaltou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, essa capacitação se dá a partir de cursos rápidos, como a oficina de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, ofertada pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com a Escola do Legislativo de Sergipe (Elese).

“As pessoas interessadas em trabalhar com a venda de produtos, principalmente do gênero alimentício, devem ficar atentas ao cumprimento de alguns critérios, sobretudo aqueles que atendem as normas de higienização e acondicionamento estabelecidas pela Vigilância Sanitária, que os habilitam para ocupar as vagas disponibilizadas pela Emsurb em alguns eventos na cidade”, explicou.

Além disso, Luiz Roberto pontuou que o mesmo cuidado deve ser observado por aqueles comerciantes que já fizeram o curso anteriormente. “É importante lembrar que o certificado tem prazo de validade de dois anos. Então, provavelmente há quem já esteja precisando participar da oficina e, assim, renovar sua certificação”, observa o gestor.

Com relação à autorização para comercializar no Réveillon 2023, na Orla da Atalaia, o presidente antecipou que só será concedida com apresentação do referido certificado e demais documentação, após o sorteio que será realizado em data a ser definida.

Últimas turmas do ano
Para atender ao público que deseja obter uma renda extra durante as festividades de fim de ano, a Fundat abrirá as últimas turmas de 2022 nos dias 1º e 13 de dezembro, no Auditório da Elese, na praça Fausto Cardoso, no Centro - vizinho ao Palácio Olímpio Campos -, de 8h às 12h e das 13h até 17h.

 

Fonte: PMA