01/12/2022 as 08:43

PERÍODO NATALINO

ITPS alerta para riscos com produtos falsificados

De acordo com o presidente do ITPS, Kaká Andrade, a atenção precisa ser redobrada no caso dos brinquedos e outros produtos infantis comercializados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

ITPS alerta para riscos com produtos falsificados

Os consumidores devem ficar atentos para os riscos de adquirir um produto que esteja fora das normas técnicas de segurança, na hora de fazer suas compras de Natal. Como todos os anos, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em Sergipe, alerta e orienta sobre a importância do selo do Inmetro nos itens natalinos, que incluem brinquedos e luminárias. Somente este ano, foram fiscalizados pelo ITPS 14.349 produtos infantis.

De acordo com o presidente do ITPS, Kaká Andrade, a atenção precisa ser redobrada no caso dos brinquedos e outros produtos infantis comercializados no Brasil, tanto os de fabricação nacionais quanto os importados, para crianças de até 14 anos. “Todos esses itens devem conter o selo do Inmetro, que é a principal evidência de que o produto é legal e está de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Inmetro”, explica.

LUMINÁRIAS NATALINAS
O alerta vai também para as luminárias natalinas, que, embora regulamentadas pelo Inmetro, não recebem o selo do órgão. Nas embalagens das luminárias, do tipo mangueira e pisca-pisca, devem conter informações obrigatórias em língua portuguesa como: tensão, potência máxima do conjunto em watts, marca ou logomarca do fabricante ou importador. Também devem ser observados se os plugues, que trazem o selo do Inmetro, obedecem ao padrão brasileiro, pois não podem ser fabricados com material ferroso para evitar incêndios ou danos à instalação elétrica na residência do consumidor. “A procura por esses produtos cresce no fim do ano, e, por isso, o ITPS deve intensificar as fiscalizações para retirar do comércio varejista itens que causem prejuízos à saúde ou segurança das pessoas”, alerta o presidente.

ACIDENTES
Em 2021, segundo dados do Inmetro, 15% do número de acidentes de consumo envolveram produtos infantis, incluído brinquedos, atrás, somente, do eletrodoméstico, com 23%. Os dados foram levantados por meio de relatos de consumidores, no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (SINMAC).

INFORMAÇÕES E DENÚNCIAS
Para informações e denúncias, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 3179 8055 e do email ouvidoria@itps.se.gov.br. O atendimento também pode ser solicitado na sede do ITPS, que fica na rua Campo do Brito, 371, bairro 13 de Julho.