01/12/2022 as 15:14

COVID-19

Terminal Leonel Brizola terá testagem e distribuição de máscara no

A ação do TestAju acontece às segundas, quartas e sextas-feiras

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nos próximos dias 5, 7 e 9, a Prefeitura de Aracaju, por meio de uma parceira entre a Secretaria da Saúde (SMS) e a Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT), realizará as ações do TestAju e distribuição de máscaras, das 8h às 11h, no Terminal Leonel Brizola, no Centro.

A ação do TestAju acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, com a disponibilização de 200 senhas para atendimento, por dia, e todos com resultados entregues em até 20 minutos.

“Para realização do exame, a equipe faz a coleta swab, com o cotonete nas duas narinas. Todos os usuários de casos positivos, ao receberem o resultado, assinam uma notificação dando ciência da necessidade de isolamento pelo período de sete dias, seja ele sintomático ou assintomático, e são orientados quanto ao surgimento de sintomas. No caso dos sintomas moderados e graves, o paciente deve buscar atendimento nos Hospitais Nestor Piva ou Fernando Franco”, explica a técnica da Vigilância Epidemiológica da SMS, Mariana Aragão.

Isolamento e monitoramento
O isolamento deve ser cumprido durante os sete dias. Caso o indivíduo tenha acesso à testagem em serviço de saúde, o isolamento respiratório domiciliar pode ser reduzido e suspenso no quinto dia completo do início dos sintomas.

“Só poderá ser suspenso o isolamento no quinto dia, se o usuário apresentar resultado negativo de RT-PCR ou teste de antígeno, e que não tenha febre e também não esteja usando medicamentos antitérmicos. Todos os exames realizados são encaminhados para a sala de situação, que realiza a consolidação dos dados e divulgação, e os casos positivos são monitorados pela equipe do Monitoraju, durante o período de isolamento”, enfatiza a técnica.

Uso de máscaras
Seguindo as medidas do Comitê de Operações Emergenciais (COE), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também participará da ação do TestAju, distribuindo máscaras de proteção individual.

Essa iniciativa faz parte das ações municipais voltadas à conscientização da população para a necessidade do retorno do uso de máscaras por indivíduos com sintomas gripais, idosos acima de 65 anos, imunossuprimidos, pessoas com doenças crônicas preexistentes, indivíduos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto em ambientes fechados, nas Unidades de saúde e no transporte coletivo, ou de grande circulação de pessoas, assim como a importância da manutenção dos cuidados sanitários e de completar o esquema vacinal.

 

Fonte: PMA