02/12/2022 as 08:49

CASOS

Este ano Sergipe já registrou 946 ocorrências de incêndio

O maior número dos casos foi registrado em vegetações, segundo o CBM/SE

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Este ano Sergipe já registrou 946 ocorrências de incêndio

Do início do ano até o dia 30 de novembro, Sergipe registrou um total de 946 ocorrências de incêndio. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), do total de registros, 485 ocorreram em vegetações, como terrenos baldios (225), matas abertas (180) ou margens de vias (80).

Outros 322 foram registrados em perímetros urbanos, sendo 155 em casas, 97 ocorrências em meios de transporte terrestre, e 70 em edificações comerciais. Em todos os casos, não houve registro de vítima fatal. Em 2021, o Estado encerrou o ano com um saldo de 1.201 ocorrências, uma média de 100 casos mensal, e a maior parte também registrada em vegetação, com 766 casos.

De acordo com o assessor de comunicação do CBMSE, tenente-coronel Jairo Cruz Santos, as principais causas de incêndio estão relacionadas a celular carregando por muito tempo, vela acesa e esquecida até a falta de manutenção de um aparelho de ar condicionado. Segundo o tenente-coronel, algumas recomendações são indicadas para que a população possa evitar esse tipo de ocorrência, que é tão perigosa, já que envolve fogo e possíveis riscos de morte. “Um incêndio pode causar vários danos às suas vítimas, tanto pessoais quanto materiais. Por isso, a prevenção de incêndio deve estar no topo das prioridades de qualquer edificação. Adotar medidas de proteção é de extrema importância e pode salvar várias vidas”, destaca o assessor.

A primeira dica, segundo o coronel, diz respeito ao respeito às sinalizações. Onde houver placa indicando “Proibido Fumar”, é importante que seja obedecida. Além disso, a população deve tomar cuidado com a manutenção, mantendo sempre atualizada a manutenção da rede elétrica, extintores e outros produtos de combate ao incêndio. “Não faça gatos ou gambiarras, pois a chance de um incêndio se alastrar em condições assim são muito maiores. Não sobrecarregue as tomadas. Evite deixar vários aparelhos ligados em apenas uma tomada ou utilizar benjamins e extensões. Não impeça o acesso aos corredores e escadas de emergência. Em caso de incêndio, é importante manter a calma e sair do local civilizadamente. Não utilize os elevadores nessas ocasiões”, alerta Jairo.

Além disso, é importante que colaboradores de prédios e edificações comerciais ou residencial devem estar treinadas, com conhecimento no manuseio dos equipamentos de segurança. Para isso, é fundamental e obrigatório, em alguns casos, a empresa oferecer curso de brigada de incêndio e treinamento de ações preventivas e de combate. “Mantendo as pessoas cientes e preparadas, elas saberão utilizar o extintor por exemplo, e prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas. Recarregue os extintores vencidos, pois, com o tempo, os extintores perdem a validade e podem não funcionar em casos de emergência”, acrescenta.

Empresas que utilizam produtos químicos devem conhecer seus estoques e saber as reações para que eles tenham o armazenamento necessário e evitar tragédias. Outra dica importante é manter os ambientes sempre limpos e organizados, assim, evita-se tumulto na hora da evacuação e tem mais controle na hora do combate ao incêndio. “Mantenha as áreas de extintores e hidrantes livres de obstáculos. Para melhor identificação e visualização, é importante manter as áreas que contenham os extintores livres de objetos externos. Assim, em caso de emergência é mais fácil localizar o equipamento e utilizá-lo o quanto antes”, afirma o assessor.

|Por Laís de Melo
||Foto Arquivo JC