21/03/2023 as 10:23

ENTREVISTA

‘SE tem melhor infraestrutura hídrica do país, mas desperdiça muita água’, Ailton Rocha

O Jornal da Cidade conversou com o diretor de recursos hídricos do estado, Ailton Rocha, que lembrou que Sergipe tem a melhor infraestrutura hídrica do Brasil, com mais de 4.000 km de adutoras instaladas, mas as perdas de água tratada são muito elevadas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

‘SE tem melhor infraestrutura hídrica do país, mas desperdiça muita água’, Ailton Rocha

Para discutir a situação hídrica do estado, começou ontem, segundafeira, 20, e vai até sexta-feira, 24, o XV Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe, evento que faz parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. O tema a ser explorado este ano, no encontro que acontece no auditório da empresa brasileira de pesquisa agropecuária (embrapa), em aracaju, é “acelerando mudanças – seja a mudança que você deseja ver no mundo”. Sobre o tema água, o Jornal da Cidade conversou com o diretor de recursos hídricos do estado, Ailton Rocha, que lembrou que Sergipe tem a melhor infraestrutura hídrica do Brasil, com mais de 4.000 km de adutoras instaladas, mas as perdas de água tratada são muito elevadas. A seguir os principais trechos da entrevista: 

JORNAL DA CIDADE - Sergipe é um oásis, em se tratando de água?
AILTON ROCHA - O Estado de Sergipe tem a melhor infraestrutura hídrica do Brasil, com mais de 4.000 km de adutoras instaladas e seis grandes barragens de uso múltiplo de recursos hídricos que garantem 90% de acesso de água potável a população. Temos a dádiva do Rio São Francisco responsável por 99,7% do nosso potencial hídrico.

JC - Temos quantas áreas de captação em quantos e quais rios?
AR - As principais captações ocorrem no Rio São Francisco com os sistemas integrados, inclusive com a adutora de transposição para complementar o abastecimento de Aracaju e Grande Aracaju. Há captações nas barragens do Jacarecia I e Jacarecica II, Governador João Alves Filho, Dionísio Machado, Jabiberi e Jaime Umbelino. Há captações menores no Rio Pitanga, Rio Poxim, Rio Mata Verde, Rio Nossa Senhora do Desterro, Rio Arauá, Rio Fundo e Rio Piauitinga entre outros. Como também no aquífero Cárstico e Marituba.

JC - Sergipe desperdiça muita água? Por quê?
AR - Sim. Há registros de desperdício de cerca de 70% na irrigação e 50% no abastecimento público.

JC - O sergipano trata bem seus rios?
AR - De maneira geral precisamos trabalhar fortemente na despoluição, desmatamento e combate ao desperdício.

JC - O Rio São Francisco é a fossa coletiva dos municípios que banha?
AR - O Rio São Francisco padece AR falta de coleta e tratamento de esgoto, de resíduos sólidos e o uso de agrotóxicos ao longo de sua bacia hidrográfica, requerendo um cuidado especial no monitoramento da qualidade das suas águas.

JC - Há projetos de esgotamento sanitário/saneamento básico para esses municípios ribeirinhos?
AR - A Deso [Companha de Saneamento de Sergipe] tem feito investimentos importantes no tratamento de esgoto de Aracaju e da Grande Aracaju e em algumas cidades do interior. Na Bacia do Rio São Francisco, a Codevasf tem executado alguns projetos. Em ambos os casos é preciso que estas obras entrem em operação.

|Por Eugênio Nascimento da Equipe do JC
||Foto: Divulgação