22/03/2023 as 09:05

TEMPO

Defesa Civil de Aracaju monitora impactos da chuva em toda a cidade

De acordo com os avisos meteorológicos, a previsão é de que a chuva persista até está quarta quarta-feira, dia 22.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Defesa Civil de Aracaju monitora impactos da chuva em toda a cidade

Com alerta para chuvas moderadas em vigor desde a tarde da segunda-feira (20), a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), monitora a capital, com especial atenção às áreas de risco. De acordo com os avisos meteorológicos, a previsão é de que a chuva persista até está quarta quarta-feira, dia 22.

Na noite e madugada desta quarta-feira, 15 ocorrências foram atendidas, das quais nove estão relacionadas a riscos estruturais, nos Bairros Santa Maria, Marivan, Cidade Nova, Centro. As demais situações envolveram risco de queda de árvore e alagamentos. Duas casas localizadas no Bairro Santa Maria, em Aracaju, foram interditadas por causa da chuva. 

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, informa que, até o momento, não houve registro de impactos severos. "As chuvas desse período possuem característica de pancadas fortes e passageiras. Monitoramos, constantemente, todas as informações dos centros especializados em meteorologia para adotar, junto ao Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju, todas as providências que sejam necessárias à redução de riscos e de transtornos que as chuvas mais intensas possam provocar", explica o secretário.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, também há o monitoramento estratégico de áreas mais suscetíveis aos efeitos das chuvas. "Com base no mapeamento de áreas de risco da capital, intensificamos o monitoramento nas áreas onde há risco de deslizamento de terra e alagamento, de maneira preventiva, para que, diante de qualquer sinal de anormalidade, possamos atuar no menor tempo possível", salienta.

A população deve ficar atenta aos sinais de risco, como a inclinação de árvores e postes nas áreas de encostas, o que pode indicar possível movimentação de terra. Além disso, nas residências, barulhos no madeiramento do telhado, rachaduras e afundamentos de piso, podem representar riscos para desabamento. Por isso, caso identificados sinais atípicos, o cidadão deve entrar em contato com o órgão através do serviço emergencial 199, para solicitar uma avaliação.