22/03/2023 as 12:03

SAÚDE

Sergipe registra mais de 200 casos de dengue

De acordo com a gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sidney Sá, o período do outono também é de risco para as arboviroses.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sergipe registra mais de 200 casos de dengue

Mesmo com o fim da estação mais quente do ano, é fundamental continuar em alerta acerca das arboviroses. A chegada do outono é marcada pela ocorrência de chuvas e temperaturas quentes. Em virtude deste período, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) chama atenção da população sobre a importância dos cuidados preventivos no combate ao mosquito Aedes aegypti. De acordo com a gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sidney Sá, o período do outono também é de risco para as arboviroses. “As estações do ano são mal definidas na região Nordeste e neste período as temperaturas continuam elevadas mesmo com as chuvas. Isso contribui para a proliferação do mosquito transmissor com mais intensidade e em menor tempo”, alertou Sidney.

Quanto ao número de casos confirmados, de janeiro a 9 de março, foram registrados 218 casos de Dengue, 89 de Chikungunya e 11 de Zika. No mesmo período de 2022, foram registrados 75 casos de dengue, 375 de Chikungunya e 11 de Zika, ou seja, houve um aumento significativo nos casos de dengue e uma queda bastante relevante no número de pessoas confirmadas com Chikungunya. Para enfrentar o controle do vetor, Sidney Sá também destaca alguns cuidados preventivos. “A SES, junto com as Secretarias Municipais, realiza o monitoramento da presença do Aedes aegypti em Sergipe para promover ações de prevenção das arboviroses e controlar o número de casos. Mas é preciso que a população fique atenta ao acúmulo de água em lavanderias, tonéis, pneus e plantas a fim de se evitar que vire criadouro do mosquito transmissor das arboviroses como Dengue, Chikungunya e Zika”, explicou.

Sintomas
Os sintomas envolvendo Dengue, Zika e Chikungunya são comuns entre si. As pessoas infectadas geralmente têm febre, dor de cabeça e no corpo. Mas, caso apresente outros sintomas mais específicos a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxi ma de sua residência.