23/03/2023 as 09:31

ORIENTAÇÕES

Uso de elevadores: Bombeiros alerta sobre importância de seguir orientações de segurança

Há informações importantes que devem ser conhecidas pela população para que não ocorram acidentes envolvendo esses equipamentos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Uso de elevadores: Bombeiros alerta sobre importância de seguir orientações de segurança

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) alerta a população sobre a necessidade de seguir as orientações de segurança para o uso de elevadores. Há informações importantes que devem ser conhecidas pela população para que não ocorram acidentes envolvendo esses equipamentos. “Os acidentes envolvendo elevadores acontecem quando essas orientações não são observadas. No caso da ocorrência com o elevador em Maceió no último domingo, 19, a suspeita é de que a quantidade de pessoas teria excedido a capacidade”, afirmou o assessor de Comunicação do CBMSE, Jairo Cruz.

O bombeiro ressalta as orientações gerais de segurança: respeitar a capacidade máxima de passageiros, crianças devem estar acompanhadas de adultos, não fumar, não utilizar em caso de incêndio (usar as escadas) e antes de entrar no elevador verificar se ele está no andar. “Esse é um risco real, a pessoa não observar se o elevador está no andar. É preciso estar atento nesse momento”, ressaltou.

Caso o elevador trave, ele explica os procedimentos a serem adotados. “É preciso esclarecer que não vai faltar oxigênio. Normalmente é o pânico que causa essa sensação de falta de ar, por isso é fundamental manter a calma. Não tente sair por conta própria. Peça ajuda. Se houver interfone no elevador entre em contato com a portaria, acione o botão de emergência ou ligue para o número da manutenção disponível no próprio elevador”, orientou. “Equipes trabalham 24 horas nessa manutenção. Além disso, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado também 24 horas e tem tanto chaves que abrem alguns tipos de elevador como podem fazer uma abertura forçada em caso de emergência como alguém passando mal”, explicou.

O assessor esclarece ainda que para emitir o atestado anual de regularidade de condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais, o Corpo de Bombeiros exige o relatório de manutenção dos elevadores. Além disso, em locais como hospitais a norma é ter elevador de emergência.