24/03/2023 as 15:41

2° MÓDULO

Seduc oferece curso básico de Libras

Inscrições para o segundo módulo iniciam-se na próxima segunda-feira, 27, via Plataforma Virtual da Seduc

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Secretária de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do departamento de educação, abre o período de pré-inscrição para o segundo módulo do curso de Libras, que acontecerá entre os dias 27 de março e 2 de abril. Ao todo, serão ofertadas 50 vagas para professores e comunidade em geral, distribuídas em duas turmas (manhã e tarde). As inscrições devem ser feitas via plataforma virtual da Seduc. Para cursar o módulo II é necessário comprovar, no ato da inscrição, a aprovação no módulo I.

A professora de Libras do Centro de Apoio ao Surdo (CAS), Débora Moreno Diniz, explica que o curso é composto de quatro módulos. No primeiro módulo, os alunos aprendem o alfabeto e os números, além de desenvolverem diálogos básicos. Já no segundo módulo (semipresencial) contempla-se tanto conteúdos teóricos quanto conteúdos práticos. “A parte teórica será ministrada de forma virtual e contemplará temas como: comunidade e cultura do povo surdo, abordagens do processo histórico da Língua Brasileira de Sinais, enfoques educacionais e aspectos da legislação vigente (Lei 10.436/2002 e Decreto n° 5.626/2015)”.

O instrutor de Libras Amilton dos Santos Júnior acrescenta que as aulas práticas serão ministradas na modalidade presencial. “Neste segundo módulo, esperamos que os alunos avancem na construção de frases e aprendam as cores, além de terem um conhecimento prévio sobre família e sinais no ambiente doméstico”, acrescentou.

Educação mais inclusiva
De acordo com a coordenadora do Serviço de Educação Inclusiva (SEINC), Lilian Alves, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a forma de comunicação e expressão utilizada pela comunidade de pessoas surdas no Brasil, mas também é considerada uma importante ferramenta para a inclusão social. Desde a fundação do CAS, em 2006, a Seduc realiza, continuamente, o curso básico de libras. “Ao longo desses anos, já ofertamos curso para 2.739 participantes, reafirmando o compromisso do estado de Sergipe com a difusão da Libras e a inclusão de pessoas surdas no mercado de trabalho e na sociedade sergipana”, concluiu.

O curso básico de Libras é gratuito. O módulo II será realizado no Auditório Hermínia Caldas, Anexo III - Seduc, no período de 12 de abril a 26 de maio, totalizando uma carga horária de 60 horas.

CURSO BÁSICO DE LIBRAS – MÓDULO II (SEDUC / MANHÃ)
PÚBLICO: Professores e comunidade em geral
INSCRIÇÕES: 27/03 a 02/04/2023
SITE PARA A INSCRIÇÃO: CAPACITACAO.SEDUC.SE.GOV.BR
PERÍODO DO CURSO: 12/04 2023 a 26/05/2023
HORÁRIO: 8h às 12h
LOCAL: Auditório Hermínia Caldas, Anexo III- Seduc
SEMIPRESENCIAL: 25 VAGAS
CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 (sessenta) horas

CURSO BÁSICO DE LIBRAS – MÓDULO II (SEDUC / TARDE)
PÚBLICO: Professores e comunidade em geral
PERÍODO DAS INSCRIÇÕES: 27/03 a 02/04/2023
SITE PARA A INSCRIÇÃO: CAPACITACAO.SEDUC.SE.GOV.BR
PERÍODO DO CURSO: 12/04 2023 a 26/05/2023
HORÁRIO: 14h às 17h
LOCAL: Auditório Hermínia Caldas, Anexo III- Seduc
SEMIPRESENCIAL: 25 VAGAS
CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 (sessenta) horas.

 

Fonte: Governo de Sergipe