27/03/2023 as 09:34

DEFESA CIVIL

Em Aracaju, núcleos comunitários auxiliam Defesa Civil na prevenção de riscos

Coordenador-geral da Defesa Civil, Robson Rabelo explica que os membros dos Nupdecs auxiliam a Defesa Civil antes, durante e depois dos períodos de chuvas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em Aracaju, núcleos comunitários auxiliam Defesa Civil na prevenção de riscos
Os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), criados pela Prefeitura de Aracaju em diversas localidades da capital sergipana, têm auxiliado a administração municipal a resolver demandas das comunidades mais sensíveis a situações de risco provocadas pelas chuvas.
 
De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, os Nupdecs foram criados com o objetivo de serem o elo da Defesa Civil do município dentro da comunidade. Estes núcleos, ressalta o gestor, são compostos por pessoas que já residem em áreas de risco, que veem de perto todos os impactos provocados pelas chuvas e são instruídas sobre como proceder. 
 
“Isso faz com que a gente aumente a resiliência da cidade, transformando pessoas com um olhar mais crítico ao risco e sabendo como proceder com relação a esses eventos adversos que acontecem, provocados pelas chuvas. O trabalho dos Nupdecs otimiza o nosso tempo resposta, a gente tem uma uma informação mais rápida com relação à criticidade do evento adverso, tem uma prioridade de atendimento, porque sabe que essas pessoas são treinadas e têm um olhar mais abalizado com relação ao risco”, afirmou.
 
Coordenador-geral da Defesa Civil, Robson Rabelo explica que os membros dos Nupdecs auxiliam a Defesa Civil antes, durante e depois dos períodos de chuvas. Em um primeiro momento, eles apoiam o monitoramento das áreas de risco mapeadas.
 
“Ja durante a ocorrência das chuvas eles encaminham para a gente situações que representem risco à comunidade na qual residem,  como por exemplo um poste que esteja inclinado. Acontece muito também de a própria comunidade saber que aquela pessoa tem um contato direto com a Defesa Civil, e aí solicitam o apoio, seja na avaliação do risco do desabamento ou outra situação. Se as chuvas persistirem, o Nupdec ainda pode apoiar no gerenciamento de abrigos, caso chegue a tal ponto”, disse.
 
Demandas 
Na tarde de terça-feira, 21, no bairro Santa Maria, a Defesa Civil recebeu recebeu demandas da comunidade decorrentes das fortes chuvas. Um deslizamento de terra e um risco de queda de um poste da rede de energia elétrica fizeram a população ficar em alerta e procurar ajuda do Nupdec. 
 
O microempreendedor Anselmo Júnior das Virgens faz parte do Nupdec da comunidade. Ele conta que, durante a tarde de terça, um morador local ligou para a Defesa Civil e alertou sobre o que estava ocorrendo. Quando a equipe do órgão municipal chegou, Anselmo se identificou como membro do Nupdec e passou a acompanhar a demanda.
 
“A gente trabalha com a prevenção. Para mim é muito gratificante fazer parte do Nupdec, pois grande parte das ações precisa da ajuda da gente. Ao fazer parte desse Núcleo, sinto-me mais próximo e mais participativo na minha comunidade, e posso ajudar mais, junto com a Defesa Civil de Aracaju”, disse.
 
Quem também atuou nessas mesmas ocorrências foi a historiadora Cláudia Pereira, que faz parte do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil do Santa Maria. Ela explica que além do risco de queda do poste, havia também a casa de um morador com deficiência que estava com infiltrações e rachaduras, correndo o risco de ser inundada. Ela acionou a Defesa Civil, que compareceu ao local para atender à demanda.
 
“Muitas vezes, em situações como essa, as pessoas da comunidade nos procuram, pois sabem que a gente tem como chamar a Defesa Civil. Isso é muito importante, pois a nossa ação tem uma interface com todos os órgãos da prefeitura, evitando assim uma tragédia”, afirmou.
 
Cláudia Pereira destaca ainda que os membros dos Nupdecs recebem treinamento da Defesa Civil para saberem identificar áreas de risco, noções de primeiros socorros, reconhecimento de solo etc.
 
Nupdecs
Os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil estão sempre em constante diálogo e visitas às comunidades, intensificando medidas que favoreçam a redução de transtornos e a rápida resposta frente aos impactos das chuvas, especialmente, nas áreas de risco. 
 
A partir desse estreitamento da comunicação entre a comunidade e os agentes da Defesa Civil, é possível atuar de maneira assertiva, o que garante maior agilidade para sanar eventuais situações de anormalidade e, consequentemente, promover segurança à população.
 
Os membros dos núcleos também adotam ações preventivas para auxiliar o trabalho da Defesa Civil, a exemplo da verificação da existência de trincas ou rachaduras em residências do bairro, bem como orientando amigos e clientes a respeito do descarte irregular de lixo, de modo a evitar possíveis transtornos.
 
“Os grupos de voluntários que integram os Nupdecs em Aracaju atuam como multiplicadores das boas práticas de Defesa Civil, e com diálogo e formação contribuem com a identificação de possíveis riscos, de maneira que podemos prestar um atendimento rápido e assertivo, prevenindo incidentes e orientando a população", enfatiza o coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo.