30/03/2023 as 09:11

FORÇA TAREFA

Mais de 1,5 toneladas de lixo já foram recolhidas em Aracaju

Nesta quinta-feira, 30, a empresa municipal mantém o mesmo esquema montado e o atendimento aos bairros da zona Sul da capital, conforme o cronograma.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mais de 1,5 toneladas de lixo já foram recolhidas em Aracaju
Equipes operacionais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) seguem atuando diuturnamente para a regularização da coleta do lixo domiciliar na capital sergipana. Ainda nas primeiras horas desta quinta-feira, 30, quando inicia o segundo dia de mutirão para retirar das ruas o lixo acumulado durante o período de interrupção da atividade, toda a zona Norte e alguns bairros da zona Sul de Aracaju já estavam com o serviço normalizado e o recolhimento concluído, com um apanhado de 1.563 toneladas de resíduos. 
 
Neste contexto, a medida adotada pela Emsurb para a ampliação, em caráter excepcional, da frota em mais sete caminhões coletores, passando de 33 para 40 veículos, continua ocorrendo ao longo desta quinta em mais 11 bairros, a serem atendidos nos turnos da manhã, tarde e noite, seguindo o cronograma habitual da empresa. Além destas, regiões em que a coleta já é feita diariamente, a exemplo do centro comercial e da Orla da Atalaia, permanecem na programação. 
 
Conforme cronograma da Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, o trabalho que antes era feito em uma única viagem do caminhão de coleta, precisou de esforço triplicado devido à quantidade de resíduos a serem retirados. “O que os nossos agentes faziam em dias comuns precisou ser feito em mais duas viagens de caminhão, por conta deste acúmulo de material, incluindo o que ficou retido nos dias anteriores”, explica o diretor Vinícius Almeida.
 
Ainda no fim da tarde de quarta-feira (29), os bairros Jardim Centenário, Bugio, Santos Dumont, Soledade, Lamarão, Cidade Nova, Porto Dantas, parte do Industrial, Mosqueiro, além da Orla da Atalaia e mais seis pontos de descarte irregular monitorados pela Emsurb estavam com a coleta finalizada. Já nas regiões do São Carlos, Palestina e em localidades do Bairro Industrial o serviço precisou ser estendido para o turno da noite, em razão de um volume maior de lixo.  
 
No período noturno, os caminhões coletores seguiram para outras áreas da cidade também previstas na programação rotineira da empresa municipal, com início após às 18h. Foram eles os bairros Grageru, Centro, Cirurgia, Santo Antônio, São José, Siqueira Campos, Suíssa, América, José Conrado de Araújo, 13 de Julho, Inácio Barbosa, Luzia, 18 do Forte e o conjunto Leite Neto. Conforme a Dirop, os trabalhos foram realizados e concluídos no início da manhã desta quinta, quando a coleta reiniciou em outras localidades da capital. 
 
“Já no começo da manhã de ontem [29], a Prefeitura de Aracaju montou uma logística para esvaziar todos os coletores que estavam com material proveniente dos dois dias de interrupção, o que foi conseguido com êxito. Depois, a concentração dos trabalhos foi nas ruas, com a limpeza do material acumulado em canteiros, avenidas e logradouros, e a gestão municipal também conseguiu, a partir de um esforço coletivo, concluir toda a coleta prevista para a segunda e quarta-feira”, pontua o presidente da Emsurb, Bruno Moraes. 
 
Nesta quinta-feira, 30, a empresa municipal mantém o mesmo esquema montado e o atendimento aos bairros da zona Sul da capital, conforme o cronograma.