30/03/2023 as 13:50

ASTRONOMIA

CCTECA promoverá observação da Lua, Vênus e Marte neste sábado

Desta vez, a Lua estará crescente e iluminada 84%

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) Galileu Galilei e a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease) promovem a observação da Lua e dos planetas Vênus e Marte com telescópios neste sábado, dia 1º, na área externa do Parque Augusto Franco (Sementeira), no bairro Jardins.

Desta vez, a Lua estará crescente e iluminada 84%, na constelação de Leão e distante 404.457 km da Terra. Além da observação da Lua e dos planetas Vênus e Marte, haverá a tentativa de identificar as constelações de Órion, Gêmeos, Câncer, Touro, Lebre, Cão Maior e Cão Menor e Cruzeiro do Sul.

O evento, aberto ao público, acontece das 18h às 20h30. "A identificação das constelações depende da iluminação do parque e das condições de visibilidade do céu no momento da observação. É importante que não haja a possibilidade de pancadas de chuva, senão compromete a visibilidade e o evento", explica o coordenador da CCTECA, Augusto Almeida.

A CCTECA deve ser acessada pelo portão da avenida Oviêdo Teixeira. Para entrar em contato com a unidade, basta ligar para o número (79) 3217-3370.

 

Fonte: PMA