01/06/2023 as 09:13

MANUTENÇÃO

Arcos da Orla: Passarela e monumento passam por manutenção

Uma dessas peças é o letreiro “Eu amo Aracaju”, dedicado ao registro de fotografias por aqueles que visitam ou transitam pelo local.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Proporcionar melhorias em benefício dos aracajuanos e turistas que frequentam a Orla da Atalaia é parte do planejamento da Prefeitura de Aracaju, que investe na contínua revitalização desse importante ponto de visitação da cidade. À vista disso, nesta quarta-feira, 31, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciou ações de reparo e reestruturação de dois equipamentos bastante utilizados pelo público e que estão instalados nas proximidades dos Arcos.

Uma dessas peças é o letreiro “Eu amo Aracaju”, dedicado ao registro de fotografias por aqueles que visitam ou transitam pelo local. Na ocasião, técnicos do setor de Engenharia e Manutenção Predial concluíram o isolamento do item decorativo, que passará agora por reparações em pontos onde foram identificadas degradações decorrentes do tempo. “Estamos iniciando esse tratamento das manifestações patológicas em torno do monumento, a partir da observação de problemáticas como, por exemplo, a corrosão e o aparecimento de ferrugens que surgem, principalmente, nos cantos das letras. Na etapa mais delicada desse trabalho, iremos trocar toda a parte da chapa e, uma vez concluídos os reparos, entrarão os acabamentos com uma nova pintura”, explica o engenheiro civil e coordenador do setor de Engenharia e Manutenção Predial da Emsurb, Danyllo Santana.

A poucos metros de onde está localizado o letreiro, a Prefeitura de Aracaju inicia também os reparos na passarela que liga o calçadão à faixa de areia. Neste ponto da orla, igualmente isolado pela empresa municipal, as equipes trabalham na troca de madeiras danificadas, incluindo a substituição de vigas que dão sustento à passarela, bem como a fixação dos guarda-corpos que ajudam a ampliar a segurança de quem utiliza o trajeto. “Em paralelo a isso, está sendo criado um acesso lateral provisório para que os pedestres possam utilizar durante este período em que a passarela estará sendo reparada. Em ambas as laterais, estamos fazendo a drenagem com uso de retroescavadeira e boa parte da água concentrada já foi eliminada. No caso do novo acesso, vamos deixá-lo com um nível um pouco mais alto para que, em casos de chuvas, não seja necessário fazer intervenções. A previsão é que esses primeiros trabalhos sejam finalizados até a próxima sexta-feira”, acrescenta Danyllo.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, reforça que os trabalhos ampliarão o conforto e a comodidade de quem visita o cartão-postal. “Essa é uma preocupação genuína da empresa municipal que, regularmente, através de um setor direcionado a demandas como essas, realiza um trabalho em campo, observando as necessidades de reparos deste tipo e traçando sempre a melhor forma de viabilizar que esses equipamentos continuem sendo utilizados por todos”, conclui o gestor.