25/09/2023 as 08:52
NO RECIFEEle faleceu aos 83 anos, no Recife, após passar um período internado em um hospital com problemas problemas de diabete e cardíacos.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O corpo do conhecido empresário sergipano José Carlos Mendonça (Pinga) deverá ser sepultado nesta segunda-feira (25) em Aracaju. Ele faleceu aos 83 anos, no Recife, após passar um período internado em um hospital com problemas problemas de diabete e cardíacos.
José Carlos Mendonça construiu seu nome como proprietário da Pinga Promoções Artísticas que em seus arquivos somaram mais de 15 mil eventos realizados por todo o Brasil. De Maria Bethânia à Chico Anysio o ilustre produtor deixou sua marca com responsabilidade e sobretudo compromisso com o artista e sua equipe.
Pinga nasceu na cidade de Propriá, no interior do Estado de Sergipe, em 6 de agosto de 1940, cidade que o mesmo sempre nutriu profundo respeito e carinho. Foi condecorado com diversas comendas, dentre elas a de cidadão honorário do Recife, Aracaju e Pernambuco, além das medalhas que coleciona fruto de seu esforço e dedicação.
Em Agosto de 2020 o produtor completou 80 anos de idade e foi homenageado por grandes artistas do Brasil que tiveram a oportunidade de se apresentarem aos cuidados da Pinga Promoções Artísticas. Pinga dizia que iria encerrar de fato sua carreira com um show do Roberto Carlos, pessoa com quem teve a oportunidade de conviver de perto, que é um sonho para muitos brasileiros.
Sempre bem humorado, José Carlos brincava dizendo que o apelido “Pinga” foi dado por um padre Salesiano porque o jogador Pinga estava jogando no time do jovem José Carlos Mendonça nos anos 1950 e que não bebia, absolutamente, nada.
Último evento em Aracaju
Em novembro de 2022, Pinga promoveu o último grande evento em Aracaju, quando trouxe uma caravana de 10 artistas nacionais e realizou o Baile Rádio Retrô, no Iate Clube de Aracaju, em parceria com a Rádio Jornal FM 92,1. A festa foi um realizada com todas as mesas vendidas e a apresentação dos artistas foi feita pelo radialista César Cabral.
Pinga era filho do comerciante João Nunes de Mendonça e de Maria Alves Mendonça. Irmão de Maria Auxiliadora Mendonça, Maria José Mendonça, Maria Isabel Mendonça, João Bosco Mendonça, Carlos, Fernando Mendonça, Fernando Antonio Mendonça, João Nunes Mendonça Filho e Francisco Antônio Mendonça.