16/04/2024 as 12:05

TEMPO

Prefeitura realiza ações preventivas para minimizar os transtornos da quadra chuvosa

Visando minimizar esses impactos, a Prefeitura de Aracaju realiza, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), um conjunto de ações preventivas, as quais fizeram a capital alcançar o patamar de referência nacional em resiliência.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Prefeitura realiza ações preventivas para minimizar os transtornos da quadra chuvosa

A quadra chuvosa, que acontece entre os meses de abril a julho, marca um período de grande incidência de precipitações, podendo ocasionar transtornos à população como alagamentos, deslizamentos de terra, danos em estruturas, queda de árvores, além de tornar propensa à proliferação de doenças. Visando minimizar esses impactos, a Prefeitura de Aracaju realiza, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), um conjunto de ações preventivas, as quais fizeram a capital alcançar o patamar de referência nacional em resiliência.

Através do Comitê de Gerenciamento de Crise, a Prefeitura atua com a finalidade de prevenir e mitigar os riscos e desastres nas áreas de maior vulnerabilidade, a partir da sincronia entre as secretarias e órgãos municipais. O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e coordenador do Plano de Contingência, tenente-coronel Silvio Prado, explica que é realizada uma verdadeira força-tarefa, antes mesmo do período da quadra chuvosa, por meio de um trabalho intersetorial, envolvendo todos os principais órgãos da administração municipal.

“O Comitê de Gerenciamento de Crises foi criado para coordenar a resposta em situações de emergência, em conjunto com um Plano de Contingência específico para desastres naturais. Esse plano envolve todos os órgãos da Prefeitura, atribuindo a cada um responsabilidades claras para garantir uma resposta eficaz e coordenada. Por exemplo, a Assistência Social é encarregada de abrigar pessoas desabrigadas, enquanto a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) atua no reordenamento do tráfego em caso de vias alagadas”, disse o secretário.

Os impactos e acúmulos pluviométricos são monitorados pela Defesa Civil, órgão vinculado à Semdec. Do início do ano até o momento foram registrados 548 milímetros de chuva na capital sergipana e, somente neste mês, já foram contabilizados 224 milímetros (mm), superando a média histórica do mês, que é de 192,3mm. Somados os meses da quadra chuvosa, a média histórica é de 823,1mm, portanto, a gestão se prepara, de maneira planejada para enfrentar o período de modo a reduzir qualquer impacto à população.

Para o secretário, esse é um período que exige maior atenção e necessita de ações dos órgãos responsáveis para a resiliência da cidade, baseado em estudos e ações preliminares, algo que a Prefeitura realiza desde o início da gestão. “Esse é um momento de extrema importância para que as ações preventivas da Prefeitura sejam efetuadas. Estamos entrando na quadra chuvosa, que é esse período em que as chuvas aumentam e a cidade pode sofrer impactos mais significativos. Então, nós temos a consciência de que priorizar essas ações e monitorar os locais que têm maior risco para a população é fundamental para enfrentar as chuvas com os menores danos possíveis e isso, a Prefeitura em conjunto com os órgãos municipais, têm feito e continuarão fazendo com excelência e profissionalismo”, destacou.

A abordagem da Prefeitura, conforme salienta o tenente-coronel Silvio Prado, envolve, inclusive, uma frente de serviços para resposta às crises iminentes. “Cumprindo os critérios estabelecidos pela ONU, Aracaju implementou uma série de medidas. Isso inclui não apenas a criação dos Núcleo de Proteção da Defesa Civil  (Nupdec), mas também a realização de obras de infraestrutura estratégicas, como o projeto de drenagem da avenida General Euclides Figueiredo, que reduziu significativamente os riscos de alagamentos em determinadas regiões”, frisou.

A Prefeitura também realiza esforços contínuos de recuperação após eventos adversos, garantindo que a infraestrutura danificada seja restaurada rapidamente para minimizar os impactos na qualidade de vida dos cidadãos, em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Para garantir uma resposta técnica e eficiente, a Defesa Civil conta com uma equipe multidisciplinar. O investimento na capacitação desses profissionais é uma prioridade da gestão municipal, que visa aprimorar a identificação e avaliação de riscos, assim garantindo uma intervenção rápida e precisa quando necessário.

Monitoramento das chuvas

Outro serviço ofertado pela Semdec, que faz parte do conjunto de ações de controle das chuvas, é o ClimAju. Esse equipamento possibilita saber, em tempo real, qual é a situação climática de Aracaju, ver qual bairro tem mais chuvas, ventos fortes, onde tem risco de alagamento e transbordamento de rio. O ClimAju conta com sete câmeras de monitoramento em tempo real que permitem acompanhar as chuvas na cidade. Além disso, a Semdec também faz o monitoramento e mapeamento nas áreas de encosta de morro que podem causar inclinação e queda de árvores em períodos chuvosos.  Esse trabalho é feito com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) que efetua as avaliações devidas em todas as árvores que apresentam risco de desabamento.

Alerta via SMS

A população pode realizar o cadastramento para receber o alerta de chuvas via SMS. Basta acessar o campo de mensagens do celular, inserir no destinatário o número 40199 e, em seguida, no corpo da mensagem, informar o CEP da região. Após enviar a mensagem, o usuário receberá uma confirmação do cadastro. É possível, inclusive, cadastrar mais de um CEP.