02/05/2024 as 10:41

TEMPO

Chuvas: Prefeitura mobiliza força-tarefa no monitoramento de áreas de risco

Nas primeiras horas desta manhã, os pluviômetros do sistema ClimAju registraram um volume acumulado de 58 milímetro (mm) de chuva até às 9h, com maior incidência nos bairros Farolândia, Atalaia e Jardim Centenário,

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Chuvas: Prefeitura mobiliza força-tarefa no monitoramento de áreas de risco

Chove desde a madrugada desta quinta-feira, 2, na capital sergipana. Nas primeiras horas desta manhã, os pluviômetros do sistema ClimAju registraram um volume acumulado de  58 milímetro (mm) de chuva até às 9h, com maior incidência nos bairros Farolândia, Atalaia e Jardim Centenário, sendo a maior concentração, no intervalo de uma hora, chegando a 38 mm, no bairro Atalaia. A Prefeitura atua, por meio dos órgãos municipais, de forma intensificada e eficiente para minimizar os transtornos e impactos causados à população.

Toda prevenção e monitoramento das chuvas é realizado por meio de uma força-tarefa envolvendo a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Semdec, a partir do monitoramento constante e prévio, garante agilidade e reduz o tempo de resposta no atendimento às eventuais ocorrências. Segundo o órgão, foram registradas seis ocorrências até o momento através do serviço emergencial 199, sendo quatro delas para situações de alagamento nos bairros Lamarão, Aeroporto e Atalaia; uma para avaliação de risco estrutural no bairro Luzia; e uma para avaliação de risco de deslizamento de terra, no bairro Santa Maria.

O secretário municipal da Defesa Social e Cidadania de Aracaju, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que a Defesa Civil atua de forma antecipada com os reforços das medidas preventivas, como o envio do alerta via serviço SMS 40199, para que a população possa se precaver, além de manter articulação com os demais órgãos do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju, para otimizar ações de mitigação aos impactos da chuva.

“O acumulado registrado no início da manhã de hoje foi expressivo, chegando a 56 milímetros de chuva, até às 8h, sendo 28mm no intervalo de apenas uma hora. Mantemos atenção aos chamados registrados através do serviço emergencial da Defesa Civil 199 e intensificamos o monitoramento, especialmente, nas áreas de risco da capital”, informa o secretário.