28/04/2025 as 15:27
TURISMOLazer e turismo proporcionam novas experiências, fortalecem a socialização e promovem bem-estar para pessoas acima de 60 anos
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Sergipe tem se destacado como um destino ideal para pessoas na terceira idade. Bastante procurado pelo público acima dos 60 anos, o estado combina tranquilidade, belas paisagens e infraestrutura adequada para quem busca lazer com conforto e comodidade. Com extensa faixa litorânea de norte a sul, Sergipe possui praias de águas calmas e mornas, cidades históricas repletas de cultura e arte, e deliciosa gastronomia.
Outros fatores, como a proximidade e a facilidade de deslocamento entre os municípios; o fato de a capital, Aracaju, ser uma cidade plana; e a hospitalidade dos sergipanos, com destaque para hotéis e pousadas que prezam pelo atendimento caloroso, conforto e acessibilidade, tornam a estadia ainda mais agradável. Assim, com tantos fatores positivos, o destino Sergipe atrai e proporciona experiências enriquecedoras para esses turistas.
Vale destacar que, independentemente da idade, viajar é um dos grandes prazeres da vida. Para o público da melhor idade, além de proporcionar bem-estar, as viagens também ajudam a estimular a memória, aumentando a atividade cerebral, assim como colaboram para a criação de novas lembranças. Muito mais que novas experiências por meio do contato com diferentes culturas e ambientes, a atividade turística para o público da terceira idade também estimula a criatividade, reduz o estresse e fortalece laços afetivos, contribuindo para um envelhecimento mais ativo e saudável. Portanto, explorar novos lugares ou revisitar destinos desperta emoções positivas que podem evitar isolamento social e auxiliar na prevenção de doenças, como a depressão.
A assistente social Maria de Lourdes Alves, que desenvolve um trabalho integrativo em uma associação privada para pessoas idosas com o objetivo de promover atividades de lazer, cultura, socialização e bem-estar, explica que um dos objetivos de estimular pessoas da terceira idade a participarem de atividades integrativas, seja num clube social ou até mesmo viajar, é melhorar a autoestima daqueles que já atingiram determinado nível de maturidade e independência financeira.
“É necessário acabar com o estigma de que a pessoa idosa precisa somente repousar. Ao contrário: é preciso que tenham um estímulo constante, mesmo diante de algumas limitações”, considera Lourdes Alves. Ela reforça, ainda, que, a partir do momento em que o idoso começa a ter as primeiras experiências de inserção na atividade turística, o processo de socialização, ao ser incluído em passeios e viagens, faz com que exercite a comunicação e o desenvolvimento social. “A integração social fortalece vínculos comunitários”, resume.
Casais ou grupos
A agente de viagens Charliene Andrade observa que, entre os clientes, o público idoso é o que mais adquire pacotes turísticos, seja o turista que entra em contato com a agência ou os residentes em Aracaju ou em algum município do interior do estado e que deseja realizar passeios pelos principais destinos que Sergipe oferece. “No rol dos hotéis, podemos ver a prevalência de hóspedes com mais de 60 anos. São casais ou mesmo turmas que viajam em excursão. Eles são muito divertidos e fazem muito bem em adotar esse estilo de vida. Agora é aproveitar as reservas financeiras para passear e curtir o melhor que a vida tem a oferecer: viajar”, frisa.
Aracaju, por ser uma cidade limpa, segura e tranquila, é um destino bastante atraente para o público da melhor idade, que busca o turismo de lazer. É o que aponta o gerente do Hotel Pousada do Sol, Henrique Goes. Ele ressalta também o fato de a capital sergipana ser uma cidade plana, com calçadas largas, ciclovias e avenidas acessíveis, o que torna o deslocamento mais seguro e confortável para quem tem mobilidade reduzida.
Aproveitando a melhor idade
Viagens em família fazem parte do roteiro de férias da personal trainer Léa Ferreira. Residente em São Paulo, todos os anos, ela se programa para viajar com a família. A mãe dela, Dona Luzinete, que já tem mais de 60 anos, sempre que possível, está incluída. “Já conhecia Aracaju, e, mais uma vez, a escolhemos por ser um lugar tranquilo, com boa estrutura e acessibilidade. Sem dúvida, incluir a minha mãe, que é idosa, nessas experiências fortalece nossos laços afetivos e traz boas memórias para nós todos”, revela.
O casal de aposentados Odilon Kimmel e Isabel Cristina Kimmel, que veio de Vila Velha/ES a Sergipe pela primeira vez, escolheu a capital, Aracaju, para passar alguns dias. Eles são unânimes na concepção de que, agora, é o momento de viver a melhor idade. Assim, pelo fato de terem autonomia financeira e de não precisarem mais trabalhar, a única preocupação é vivenciar essa fase da vida. “Já lutamos para ter um lugar em nossa vida profissional, já somos apesentados, com filhos criados, agora é só curtir os netos e viajar”, declarou Isabel Cristina.
Odilon Kimmel comenta que o casal conheceu praticamente todo o Brasil. Segundo ele, agora, só falta visitar Roraima e Amapá, ambos na região Norte. Do Nordeste, Sergipe era o único estado que eles ainda não conheciam. “Estou encantado não só pela geografia de modo especial. Aracaju é uma cidade plana e com excelentes atrativos turísticos, como as belas praias, além do povo tão acolhedor. Estamos gostando muito”, elogia.