29/08/2025 as 09:37
COMEMORAÇÕESA programação oficial, organizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), começará na próxima segunda-feira, dia 1°
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Foto: Secom/SE
Sergipe se prepara para dar início às comemorações da Semana da Pátria 2025, período marcado por homenagens aos 203 anos de Independência do Brasil e ao espírito de cidadania. A programação oficial, organizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), começará na próxima segunda-feira, dia 1°, às 7h, com a 88ª edição da 'Corrida do Fogo Simbólico' na Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju, ocorrida por via aérea, com a presença da Aeronáutica; fluvial, pelo leito do Rio Sergipe, com a Marinha; e terrestre, com a participação do 28° Batalhão de Caçadores e outras instituições militares.
A 'Corrida do Fogo Simbólico' será feita pelas Forças Armadas, saindo da Ponte do Imperador com destino ao Pier da Marinha, na avenida Ivo do Prado. A tocha retornará com a Cavalaria do Exército à Ponte do Imperador, onde será entregue a alunos da rede pública estadual para revezamento até o palanque instalado na Praça Fausto Cardoso, finalizando com o acendimento da Pira. O evento também contará com a participação da SecBanda, banda da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
O ato simbólico dará início a uma semana repleta de eventos que culminarão com o desfile cívico de 7 de Setembro, a partir das 7h, na avenida Barão de Maruim, com a presença de mais de quatro mil participantes entre representações das Forças Armadas, escolas da rede pública estadual, rede pública municipal, rede particular e entidades comunitárias, demonstrando o envolvimento de toda a comunidade educacional em torno do fortalecimento da educação como base para um futuro de avanços.
Ao longo da semana, até o dia 7, data de comemoração oficial pela Independência do Brasil, uma série de atividades cívicas, culturais e educativas será realizada em todo o estado, com o objetivo de reforçar o sentimento de patriotismo e relembrar a importância da independência do país, especialmente nas escolas da rede pública estadual de ensino. Entre elas, destacam-se rodas de conversa, exposições e palestras sobre a importância do civismo na formação das crianças e jovens.