11/09/2025 as 18:49
NO CENTRO DA CAPITALAção resultou na apreensão de produtos contrafeitos, que simulavam marcas conhecidas, mas não possuíam documentação fiscal regular
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Receita Federal realizou, nesta quarta-feira (10), uma operação de Vigilância e Repressão Aduaneira em dois estabelecimentos varejistas localizados no Centro de Aracaju. A ação resultou na apreensão de cerca de 16 mil produtos contrafeitos, que simulavam marcas conhecidas, mas não possuíam certificação da Anatel nem documentação fiscal regular.
Entre os itens apreendidos estavam acessórios para celular, como capas, carregadores e cabos, além de caixas de som, fones de ouvido, videogames, acessórios e brinquedos. As mercadorias reproduziam logotipos de marcas como Apple, Samsung, Motorola, JBL, Nintendo, Playstation e LOL Surprise.
De acordo com a Receita Federal, o objetivo da operação foi retirar de circulação produtos que oferecem riscos à saúde e segurança do consumidor, prejudicam a economia formal e violam direitos de propriedade intelectual.
A ação contou com a participação de sete servidores da Receita Federal — quatro auditores-fiscais e três analistas-tributários — e recebeu apoio da Guarda Municipal de Aracaju, que deslocou cinco agentes armados para garantir a segurança da equipe.
Em nota, a Receita Federal reafirmou seu compromisso no combate à pirataria e ao contrabando, destacando a importância da legalidade e da concorrência leal no comércio.