11/09/2025 as 19:01

SERGIPE EM DESTAQUE

MPSE conquista 1º lugar no Prêmio CNMP 2025

Solenidade foi realizada na sede do Ministério Público do Distrito Federal

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

MPSE conquista 1º lugar no Prêmio CNMP 2025MPSE

O Ministério Público de Sergipe (MPSE) conquistou, nesta quarta-feira, 10, em Brasília, o 1º lugar no Prêmio CNMP 2025, na categoria ‘Atuação Finalística II – Saúde, Educação, Infância e Juventude’, com o Projeto do Sistema Salve Criança e Adolescente. A solenidade foi realizada na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e reuniu membros do Ministério Público brasileiro, Conselheiros do CNMP, Procuradores-Gerais de Justiça e diversas autoridades.

Criado inicialmente no formato físico (formulário) pelo antigo Núcleo de Apoio à Infância e Adolescência (NAIA), o Salve tornou-se Lei Estadual em 2004 (Lei nº 5.494/2004, art. 9º-A, alterada pela LC nº 104/2005). Trata-se de um instrumento de notificação compulsória de violência praticada contra crianças e adolescentes, podendo ser utilizado por profissionais da rede de ensino e da saúde, em conformidade com os artigos 13, 70 e 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para dar maior celeridade e eficiência ao processo, o MPSE, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência (CAOpIA) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), desenvolveu em 2017 – e concluiu em 2025 – o Sistema Informatizado Salve. A ferramenta fortalece a integração da rede de proteção ao permitir comunicação ágil, geração de relatórios quantitativos e descritivos por município, além de possibilitar o monitoramento dos casos e a formulação de políticas públicas mais eficazes.

“O objetivo é que todos os órgãos envolvidos na rede de proteção, como as Secretarias Estadual e Municipais e os Conselhos Tutelares, tenham total conhecimento em relação ao uso e às funcionalidades da nova ferramenta, que busca fortalecer a rede de apoio e proteção às pessoas em desenvolvimento”, destacou a Diretora do CAOpIA, Promotora de Justiça Talita Cunegundes Fernandes da Silva.

Durante a solenidade de entrega do prêmio, o Procurador-Geral de Justiça, Nilzir Soares Vieira Junior, ressaltou a importância da conquista para o Ministério Público sergipano. “Esse reconhecimento nacional reafirma o pioneirismo do MPSE na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O Salve Criança e Adolescente é fruto de uma construção coletiva, liderada pela abnegada Promotora de Justiça e Diretora do CAOpIA, Talita Cunegundes, que une tecnologia, compromisso social e trabalho em rede, garantindo respostas mais rápidas e eficazes para aqueles que mais precisam de proteção”, destacou.

Além de viabilizar um fluxo contínuo de comunicação entre os órgãos da rede de proteção, o sistema também contribui para a apuração de responsabilidades, a proteção das vítimas e o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, conforme estabelecem os artigos 13 e 70-B do ECA. O MPSE segue promovendo capacitações constantes para profissionais das Secretarias, Conselhos Tutelares e demais instituições envolvidas, assegurando que a ferramenta seja utilizada de forma plena e eficiente. Clique aqui e confira os municípios onde o Sistema Salve está implementado.

Sobre o Prêmio CNMP

Criado em 2013, o Prêmio CNMP chega à sua 13ª edição em 2025, premiando projetos e programas desenvolvidos por membros e servidores do Ministério Público que se destacam por sua inovação, eficiência e contribuição para a sociedade. Neste ano, o Prêmio recebeu 772 iniciativas inscritas, das quais 90 chegaram à semifinal, e 54 projetos foram finalistas.

A edição 2025, cujo tema é “Reconhecer o agora. Inspirar o amanhã”, integra as comemorações dos 20 anos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Foram premiadas iniciativas em três grandes categorias: Atuação Finalística do Ministério Público, Atividade Administrativa e Categoria Especial.

Na categoria ‘Atuação Finalística II – Saúde, Educação, Infância e Juventude’, o Salve Criança e Adolescente (MPSE) conquistou o 1º lugar, seguido do Plano de Ação em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes no Ambiente Digital (MPBA) e do projeto Fornecimento de Produtos Regionais para Merenda Escolar por Agricultores Familiares (MPAC).

Durante a abertura da cerimônia, o Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Conselheiro Moacyr Rey Filho, destacou que a premiação simboliza o esforço coletivo de inovação no Ministério Público. “Reconhecer o agora é valorizar o esforço diário de cada membro e servidor, de cada equipe que se dedica para que o Ministério Público seja mais eficiente e mais próximo do cidadão. Inspirar o amanhã é manter viva a inquietação que nos move.”

Reconhecimento nacional

Com mais de uma década de existência, o Projeto Salve já se consolidou como um instrumento transformador em Sergipe e, agora, com o reconhecimento no Prêmio CNMP 2025, ganha dimensão nacional como referência no fortalecimento de políticas públicas e práticas inovadoras voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes.

Além do PGJ Nilzir Vieira e da Diretora do CAOpIA Talita Cunegundes, também estiveram presentes na solenidade o Corregedor-Geral do MPSE, Procurador de Justiça Rodomarques Nascimento, o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Carlos Henrique Siqueira Ribeiro e o assessor da Corregedoria-Geral, Promotor de Justiça Alexsandro Sampaio.

 

MPSE