30/07/2020 as 07:48

DESCASO

Ponte Aracaju-Barra está em situação precária

Mato toma conta de toda a extensão e iluminação deixa a desejar

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ponte Aracaju-Barra está em situação precáriaAndré Moreira

Com quase dois quilômetros de extensão e com um tráfego de cerca de dois mil veículos por dia, a Ponte Construtor João Alves, também conhecida pelo nome de “Aracaju-Barra”, está em total estado de abandono e em nada lembra a beleza de 13 anos atrás, quando foi inaugurada.

Por lá, o mato toma conta de toda a extensão da ponte, diversos refletores foram furtados e não mais repostos, lâmpadas estão quebradas e algumas queimadas. Para quem transita todos os dias por ela, o medo de assalto é constante.

Para o aposentado Ivonaldo Lima, que faz caminhada diária pelo equipamento, a situação da ponte tem que ser revista urgente. Segundo ele, ela deixou de ser cartão-postal há muito tempo.

“Todos os dias eu passo por aqui e nada muda. O mato daqui a pouco vai cobrir até a nossa visão da rodagem. Antigamente, caminhava no fim da tarde, mas estava ficando cada vez mais perigoso. Você precisa passar aqui no início da noite para ver como é. Muitas lâmpadas e refletores estão sem funcionar, sem contar que mesmo com algumas funcionando o escuro é grande”, lamenta o aposentado.

Quem também utiliza a ponte para o passeio de bicicleta é o estudante Rafael Andrade. Ela afirma que chama a atenção a falta de zelo por parte do poder público. “Tem dois anos que moro na Barra dos Coqueiros e venho andar de bicicleta por aqui. A situação é essa sempre. Só fazem alguma intervenção quando a imprensa procura os órgãos para fazer matéria”, pontua Rafael.

Questionado sobre a situação, o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) esclareceu que nos autos do processo nº 201800810753, movido pela própria Energisa em face da autarquia, o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE) proferiu decisão já transitada em julgado, que a responsabilidade pelo custeio e pela manutenção da rede de iluminação pública ao longo das rodovias estaduais e respectivas pontes é dos próprios municípios.

Já em relação ao serviço de limpeza, o órgão informou que já tem conhecimento da necessidade e na próxima semana irá enviar uma equipe para realizar tal procedimento.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Barra dos Coqueiros informou que a Secretaria de Obras está fazendo manutenção em toda a extensão da ponte. Uma empresa foi contratada para fazer o melhoramento de toda a extensão da ponte. Porém, como se trata de uma linha de alta tensão, o serviço só pode ser executado durante o período de estiagem, atrasando um pouco o serviço. A prefeitura pede paciência aos condutores e atenção ao transitar.

Já a assessoria da Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), pontuou que, por meio de decisão judicial, no final do ano passado, a responsabilidade pela manutenção da metade da Ponte Construtor João Alves foi repassada para o município de Aracaju. Do meio da ponte até a Barra a manutenção deve ser feita pela Prefeitura de Barra dos Coqueiros. A Emurb disse ainda que tem feito a manutenção contínua do trecho. Quanto às lâmpadas queimadas, o setor de manutenção vai tomar as providências para fazer a substituição.

|Da equipe JC

||Foto: André Moreira