03/02/2022 as 11:25

TELONAS

Benedetta é a grande estreia da semana

Ambientada no Século XVII, a película é baseada em uma história real e conta a trajetória de Benedetta Carlini

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Benedetta é a grande estreia da semana

Enviada de Deus ou impostora? Mártir da fé ou fraude? Essas são questões que o espectador terá de decifrar sobre a polêmica “Benedetta”, nos 130 minutos de projeção no mais recente filme do não menos polêmico diretor Paul Verhoeven (RoboCop; O vingador do futuro; Instinto Selvagem; Showgirls; Elle). Ambientada no Século XVII, a película é baseada em uma história real e conta a trajetória de Benedetta Carlini, que é enviada a um convento na cidade italiana de Pescia quando criança após sua família prometê-la a Deus e pagar um dote à madre superiora, que o aceita, mesmo sem avaliar se a garota era vocacionada para tal.

Com o passar dos anos, Benedetta se mostra cada vez mais devotada e começa a ter visões de Jesus Cristo, defendendo-a de ataques, e, entre sonhos e alucinações passa a acreditar que ele a deseje como esposa. A vida da freira dá uma guinada quando a madre aceita a jovem Bartolomea (novamente após receber um dote e sem questionar a vocação), e essa torna-se companheira de quarto passa a cuidar da freira, por conta do aumento de visões e surtos que se tornam mais frequentes. A contragosto ela começa a dividir o leito e cada vez mais próximas, é seduzida e também seduz a jovem, transformando a relação em um intenso e tórrido romance proibido dentro do ambiente até então, sacro.

A partir disso, o filme ganha celeridade e cenas de luxúria, violência, tortura (físicas e psicológicas) dão tons mais fortes à película, bem como as dúvidas sobre o verdadeiro caráter da protagonista, as ações da igreja e elementos como a ganância, o poder da fé, o impacto da religião na vida das pessoas, as injustiças e hipocrisia do alto escalão católico. No Cine Alquimia tem ainda a estreia de “Tito e os Pássaros”. A animação conta a história de um garoto e seus dois amigos que partem para encontrar a pesquisa perdida do seu pai sobre canções de pássaros, algo que pode salvar seu mundo de uma epidemia na qual o medo adoece as pessoas. O cinema do Bairro Grageru exibe ainda a continuação de Fortaleza Hotel. Já no Cine Vitória tem a estreia da ficção francesa “Mandíbulas”. Nela, dois amigos simplórios descobrem uma mosca gigante presa no porta-malas de um carro. Eles decidem domesticá-la para ganhar dinheiro com ela.

O cinema da Rua do Turista também faz a pré-estreia de “Lara”, drama alemão que é iniciado a partir do aniversário de 60 anos dela (Corinna Harfouch), que é um dia mais especial do que todos os outros porque seu filho, Viktor (Tom Schilling), irá realizar um concerto que vai definir o rumo de sua carreira como pianista. Embora Lara tenha dedicado todo o seu esforço para tornar seu filho bem sucedido em sua carreira musical, ele se encontra inacessível há semanas e tudo indica que ela não será bem-vinda no concerto. Mesmo assim, ela compra todos os ingressos disponíveis e os entrega a todos que encontra. Quanto mais Lara se esforça para tornar a noite um sucesso, no entanto, mais os eventos ficam fora de controle. Ainda no cinema de rua, tem a continuidade de “A Felicidade das Pequenas Coisas”, “Fortaleza Hotel” e “Playlist”. CENTERPLEX E CINEMARK Nos complexos Centerplex e Cinemark, três estreias dominam as salas: “Tô Ryca 2”, “Moonfall - Ameaça Lunar” e a animação “As Aventuras de Gulliver”. Na continuação da comédia nacional, “Tô Ryca 2”, Selminha está de volta, e, agora, é Ryca, esbanjadora e paga mais caro em tudo o que quer e pode. Como a alegria de pobre dura pouco, uma mulher de mesmo nome aparece e se diz como enfermeira legítima. Os bens de Selminha são congelados e a sua única fonte de renda é um salário mínimo por mês até que a Justiça decida. Em “Moonfall - Ameaça Lunar”, por motivos desconhecidos, a Lua sai de sua órbita e passa a se deslocar em direção à Terra, podendo causar uma colisão em breve.

A ex-astronauta da Nasa, Jo Fowler (Halle Berry), acha que pode resolver essa situação e impedir que o impacto aconteça, mas apenas um de seus colegas (Patrick Wilson) acredita nela. Em situação de emergência, um grupo de cientistas não especializados no assunto aceita a missão de ir até a Lua e impedir a colisão antes que a vida humana seja extinta. Mas ao chegarem lá, eles percebem que a Lua não é exatamente a pedra gigante orbitando a Terra que acharam que era. Com o mundo à beira da aniquilação, Jo Fowler precisará unir forças a um homem de seu passado e um teórico da conspiração para uma missão impossível no espaço, e salvar a humanidade. Na animação “As Aventuras de Gulliver”, o viajante homônimo (Voz de Wayne Grayson) é convidado pelo rei de Lilliput (Voz de Billy Bob Thompson) para retornar à cidade que ele salvou da tropa inimiga de Blefuscu. Porém, ao chegar, a população o recebe com indignação e desconfiança. O rei fez o povo acreditar que o lendário gigante Gulliver passaria pela região. Quando eles descobrem que Gulliver é apenas um homem comum sem poderes extraordinários, o reino se sente decepcionado e decide executá-lo.