24/02/2022 as 10:30

CINEMA

Cine Alquimia exibe ‘Yalda – Uma Noite de Perdão’

O machismo impera e o sexo feminino vive subjugado e oprimido, o filme “Yalda – Uma Noite de Perdão” conta a história de Maryam, que é filha de um motorista particular que fica próxima de Zia, filha do patrão do seu pai

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Cine Alquimia exibe ‘Yalda – Uma Noite de Perdão’

Nas últimas duas décadas, a cinematografia iraniana tem conquistado plateias em todos os continentes, sendo nomeada e laureada a vários prêmios, a exemplo do Oscar, e adquirido as estrelas máximas da crítica especializada. Tendo como eixo central os costumes do país, onde o machismo impera e o sexo feminino vive subjugado e oprimido, o filme “Yalda – Uma Noite de Perdão” conta a história de Maryam, que é filha de um motorista particular que fica próxima de Zia, filha do patrão do seu pai.

As duas acabam se tornando amigas quase irmãs e Maryam passa a trabalhar na empresa da família e com a aproximação termina casando (ainda que a contragosto) com o pai da amiga. A história dá um salto e o espectador se vê de frente um programa de TV chamado “A Alegria do Perdão”, em que Maryam, atualmente condenada à morte por ser acusada de matar acidentalmente o marido e não prestar socorro enquanto ele ainda estava vivo, é confrontada por Zia, cabendo a esta conceder o perdão à ex-amiga, diante de milhões de espectadores. A partir disso, as duas trocam acusações, cada uma contando a versão dos fatos e lavando a roupa suja, causando as mais diversas reações nos telespectadores e bastidores do programa. Tudo isso na noite de Yalda, onde se celebra o solstício de inverno que ocasiona a noite mais longa e escura do ano naquele país.

Ainda na sala de cinema do Bairro Salgado Filho são exibidos o drama romance “Undine” e o também drama suspense “Ema”, que tem como protagonista Gael Garcia Bernal. O Cine Vitória tem a sessão pré-estreia do longa nacional “Primavera”, de Carlos Porto de Andrade Jr. e do drama “A Ilha de Bergman”, da cineasta francesa Mia Hansen-Løve. Resenha completa de ambos na próxima semana. Realizado ao longo de 20 anos, e tendo a ex-modelo e atriz Ana Paula Arósio como uma das protagonistas, além das falecidas Ruth de Souza e Ruth Escobar, e Marília Gabriela, o longa “Primavera” apresenta a saga de uma família com origens portuguesas contada de pai para filho. Uma viagem no tempo narrando a chegada dos portugueses ao Brasil a partir de um núcleo familiar específico, permitindo uma análise precisa dos valores e tradições da época e como as HORÁRIOS CINE VITÓRIA Lá Vamos Nós – 16h A Felicidade das Pequenas Coisas – 18h HORÁRIOS CINE ALQUIMIA Undine – 15h Ema – 17h Yalda – 19h Coração de Fogo Shopping Riomar – 15h05, 16h15 e 18h30 (Dub) Shopping Jardins – 15h, 17h15 e 19h30 (Dub) Licorice Pizza Shopping Riomar – 14h15 e 20h50 (Leg – Sala Prime) Uncharted – Fora do Mapa Shopping Riomar – 14h55 (Dub), 16h (Leg), 17h35 (Dub), 18h10 (Leg – Sala Prime), 18h40, 20h30 e 21h20 (Leg) Shopping Jardins – 14h, 14h40, 15h30, 16h10, 17h20, 18h10, 18h50, 20h, 20h50 e 21h30 (Dub) Exorcismo Sagrado Shopping Riomar – 17h25 e 21h (Leg) Shopping Jardins – 19h45 e 22h (Dub) Morte no Nilo Shopping Riomar – 15h30, 18h20 e 21h10 (Leg – Sala Prime) Moonfall – Ameaça Lunar Shopping Jardins – 14h15 e 22h15 (Dub) Tô Ryca 2 Shopping Riomar – 16h30, 19h e 21h30 (Nac) Shopping Jardins – 17h10 (Nac) Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa Shopping Riomar – 20h10 (Leg) Shopping Jardins – 17h e 20h20 (Dub) suas consequências afetaram, e ainda afetam, a família em foco.

Partindo da jornada do primeiro ancestral, um inglês de caráter contraditório, ao chegar ao Brasil no final do Século XVIII se casa com uma portuguesa, dona de uma extensa propriedade de terra. Seus descendentes e herdeiros se tornarão os protagonistas dessa história de conflitos, amores e mistérios. Em “A Ilha de Bergman”, um casal de cineastas confessos admiradores de Ingmar Bergman decide passar o verão na Ilha de Faro, onde o diretor sueco rodou alguns dos seus filmes, com a intenção e acreditando que o lugar servirá de inspiração para os novos projetos cinematográficos. No cinema da Rua do Turista tem ainda a continuação de “Rio de Vozes”; “E lá vamos Nós”; e “A Felicidade das Pequenas Coisas”. No complexo Cinemark, em pelo Carnaval, no dia 1º de março, tem a pré-estreia de “Batman”, de Matt Reeves. Nele, Batman (The Batman, no original) segue o segundo ano de Bruce Wayne (Robert Pattinson) como o herói de Gotham, causando medo nos corações dos criminosos, levando-o para as sombras de Gotham City.

Com apenas alguns aliados de confiança – Alfred Pennyworth (Andy Serkis) e o tenente James Gordon (Jeffrey Wright) – entre a rede corrupta de funcionários e figuras importantes da cidade, o vigilante solitário se estabeleceu como a única personificação da vingança entre seus concidadãos. Mas em uma de suas investigações, Bruce acaba envolvendo o Comissário Gordon e ele mesmo em um jogo de gato e rato ao investigar uma série de maquinações sádicas, uma trilha de pistas enigmáticas, revelando que Charada estava por trás disso tudo. Porém, a investigação acaba o levando a descobrir uma onda de corrupção que envolve o nome de sua família, pondo em risco sua própria integridade e as memórias que tinha sobre seu pai, Thomas Wayne. Conforme as evidências começam a chegar mais perto de casa e a escala dos planos do perpetrador se torna clara, Batman deve forjar novos relacionamentos, desmascarar o culpado e fazer justiça ao abuso de poder e à corrupção que há muito tempo assola Gotham City.