04/08/2022 as 11:28

‘Crimes do Futuro’, de David Cronemberg, é a grande estreia da semana



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

‘Crimes do Futuro’, de David Cronemberg, é a grande estreia da semana

Após quase uma década sem apresentar novidades ao público (seu último filme em cartaz foi Mapa às estrelas em 2014), o diretor canadense David Cronemberg apresenta os holofotes de volta para si com “Crimes do Futuro”, o mais novo trabalho, que tem recebido muitos elogios da crítica especializada, por tratar-se de uma ficção científica/terror diferenciada da avalanche que tomou conta dos estúdios cinematográficos, e por conseguinte as salas de exibição, muitas delas com roteiros pífios, atuações equivocadas e produções questionáveis. À medida que a espécie humana se adapta a um ambiente sintético, o corpo passa por novas transformações e mutações.

Com sua parceira, Caprice (Léa Seydoux), Saul Tenser (Viggo Mortensen), celebridade da arte performática, publicamente mostra a metamorfose de seus órgãos em espetáculos avant- -garde. Timlin (Kristen Stewart), investigadora do Registro Nacional de Órgãos, obsessivamente acompanha seus passos, quando um misterioso grupo é revelado. Sua missão? Usar a notoriedade de Saul para lançar luz à próxima fase da evolução humana. O filme traz à tona uma discussão a respeito de como os humanos precisarão mudar seus estilos de vida, uma vez que passarão a existir em um ambiente dominado pelo sintético.

Tal situação vem a ser uma continuidade de reflexão sobre como interagir o orgânico, o mecânico e o humano, o que tem lhe garantido o rótulo de sua obra mais radical e madura, justamente na iminência do seu octogenário. ‘Crimes de Futuro’ pode desagradar alguns espectadores por conta de cenas explicitamente cruas e violentas (os fãs de Tarantino não se chocarão), no entanto, tem sido aclamado por quem já o assistiu pela modernidade futurista aliada aos diversos temas que se alinham no roteiro e a estética desenvolvida em diversos aspectos, seja no design de produção, contraste de luz e sombras e figurinos. Enfim, um filme que vale a pena sair do conforto do lar e apreciá-lo na telona, ainda que seja para conceder o mínimo de estrelinhas ao subir dos créditos.

OUTRAS ESTREIAS
‘Diários de Otsoga’, do português Miguel Gomes, acompanha a jornada de Crista (Crista Alfaiate), Carloto (Carloto Cotta) e João (João Nunes Monteiro), três amigos que estão construindo uma estufa arejada para borboletas no jardim e compartilham rotinas domésticas. Entretanto, eles não são os únicos. Dirigido por Rafaela Gonçalves, “De Repente Drag”, aborda a vida do repórter Julião Siqueira, que, cansado de ser a piada na emissora onde trabalha, decide que é hora de mudar. Ele encontra a drag queen Lohanny, envolvida em um caso de tráfico de pessoas. Julião vê no caso de Lohanny a oportunidade para sua mudança de cargo, mas precisará entrar no universo drag e aprender grandes lições. “Sapato 36”, documentário de Petrônio Lorena, foi rodado na cidade do Recife (PE) e apresenta o futebol de várzea praticado no Bairro de Santo Amaro. Sonhos, realidades e senDivulgação ‘Crimes do Futuro’, de David Cronemberg, é a grande estreia da semana

FILME DO CANADENSE APORTA NO CINE VITÓRIA, QUE ALÉM DELE EXIBE CINCO NOVOS LONGAS timentos de árbitros, jogadores e jogadoras dividem a bola com as lembranças de famosos nomes que passaram pelo bairro, como Mauro Shampoo e o tetra campeão mundial Ricardo Rocha. Drama colombiano em coprodução com a Tailândia, Reino Unido, México, França, Alemanha, Qatar, China e Suíça, Memória conta a vida de Jéssica (a maravilhosa Tilda Swinton), uma fazendeira de orquídeas escocesa, vai visitar sua irmã em Bogotá. Em uma manhã, Jessica é acordada por um som familiar, uma bola de pedra caindo no metal. Esse som assustador interrompe seu sono por dias, questionando sua identidade. O som, que aparentemente apenas Jessica consegue ouvir, carrega uma beleza em seu profundo que faz parte do cenário de Bogotá. Aqui, Jessica compartilha histórias com Hernan, um pescador que conta sobre o passado, o futuro e memórias daqueles que já se foram. Comédia italo/eslovena dirigida por Davide del Degan, “Paradise – uma Nova Vida”, que além do Cine Vitória, invade a sala do Cine Alquimia, conta a história de Colagero que junto a um assassino da máfia italiana, denunciado por ele, estão isolados nos Alpes italianos no mesmo programa de proteção à testemunha. Apesar das diferenças, a solidão os aproxima e a amizade que surge entre eles os leva a diferentes caminhos.