06/10/2022 as 13:08

CINEMA

1 fim de semana: 12 estreias

Animação, comédia, drama, documentários, ficção, terror e um clássico italiano invadem as salas de cinema da capital

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O mês de outubro está apenas começando e os cinéfilos só têm a comemorar. A partir de hoje, doze novas produções dos mais diversos gêneros invadem as salas do Cine Alquimia, Cine Vitória e dos Complexos Cinemark e Centerplex, o que por conseguinte é um deleite para os amantes da sétima arte, visto que terão à sua disposição uma boa variedade de filmes.

Bastante aguardado e uma das possíveis promessas ao Oscar 2023, Amsterdam de David O. Russel, que estreia nos complexos é baseado em fatos e demorou seis anos entre roteiro e finalização. Durante a década de 1930, a enfermeira Valerie (Margot Robbie) e os soldados Burt (Christian Bale) e Harold (John David Washington) se tornam grandes amigos e fazem um juramento de sempre se protegerem. No entanto, eles acabam testemunhando um assassinato que os coloca no topo da lista de principais suspeitos. Ao tentarem investigar o caso por conta própria, eles descobrirão uma das tramas mais absurdas da história dos Estados Unidos. O elenco do filme conta ainda com Robert De Niro, Tailyor Swift, Mike Myers, Chris Rock e Zoe Saldana.

Outra grande estreia é Claret, o Santo de Todos. O filme traz a história de Antônio Maria Claret, um mariano convicto, fundador da Congregação dos Missionários do Imaculado Coração de Maria, os Missionários Claretianos. A trama se dá na Espanha do século XIX, e quem reescreve e a conta é o escritor e intelectual Azorín, que nesse período desafia profissionais do seu tempo, afinal, era necessário contar uma nova versão do que foi durante décadas deturpado pelas pessoas. A vida dele é apresentada com o seu 'antes' do sacerdócio, como trabalhador têxtil, passando pela descoberta da vocação, missão como sacerdote, tornando-se Bispo de Santiago de Cuba, Primaz das Índias e confessor da Rainha Isabel II, missão essa que recebeu e acatou por obediência. Uma trajetória marcada por escolhas e renúncias e que marcam sua verdadeira história de amor ao Evangelho.

Mais Que Amigos conta a história de uma amizade improvável entre dois homens que lentamente se apaixonam pelo outro. Em um clube gay em uma noite qualquer, Bobby Leiber (Billy Eichner) esbarra em Aaron (Luke Macfarlane) - que está sem camisa. Os dois começam a conversar e acabam construindo um relacionamento sobre sua superioridade sarcástica sobre a insipidez dos gays do clube que os cercam. Com o tempo passando, os dois acabam se abrindo para si mesmos, contando sobre suas vidas, aspirações e vulnerabilidades.

Baseado no seriado homônimo exibido pelo Canal Multishow, os Suburbanos, narra a parte da vida de Jeferson de Souza, que no final dos anos 2000 faz de tudo para encontrar o sucesso em uma banda de pagode. Tendo que se dividir entre limpar a piscina da casa de um dono de gravadora, ter um caso com a mulher dele, se meter em uma rebelião na cadeia e receber a notícia de que será pai.

Como não poderia faltar entre as estreias, já que nos últimos dois anos o gênero terror passou a ocupar com frequência as salas de cinema, Sorria acompanha a médica Rose Cotter (Sosie Bacon), uma médica que começa a viver experiências aterrorizantes que ela não consegue explicar após testemunhar uma série de eventos traumáticos com seus pacientes.

Bastante aclamado após as sessões pré-estreias por público e crítica, Morte, morte, morte é considerado o filme de terror da Geração Tik Tok. Dirigido por Halina Rejin, a história se passa durante uma festa realizada em uma mansão familiar que fica em um lugar remoto, quando um grupo de jovens ricos resolve jogar Bodies Bodies Bodies, onde um deles é o 'assassino' e o restante precisa escapar. Porém, o jogo foge do controle e corpos reais começam a aparecer.

Encerrando as estreias nos Complexos, as telonas exibem as Aventuras de Tadeo 3. Neste capítulo, Tadeo mostra que o seu maior sonho é ser aceito por seus colegas arqueólogos, mas seu comportamento naturalmnete desastrado o atrapalho, quando sem querer ele destrói um sarcófago raro e, como consequência, lança um feitiço colocando em risco a vida dos seus amigos.

Cine Vitória

Dos shoppings centers para os cinemas de rua, o fãs da sétima arte terão cinco filmes variados para assistirem. No Cine Vitória o destaque fica para o documentário 'Enio, o maestro'. Dirigido por Giuseppe Tornatore (Cinema Paradiso), o filme segue a carreira do lendário compositor Ennio Morricone, duas vezes vencedor do Oscar e autor de mais de 500 trilhas sonoras. Com entrevistas e depoimentos de artistas e diretores como Quentin Tarantino, Quincy Jones, Bruce Springsteen, John Williams e Clint Eastwood, o longa traz fatos não revelados sobre o compositor, como seu amor por xadrez, que pode ter ajudado em suas composições e seus pensamentos por trás de cada faixa.

 A sala da Rua do Turista também exibe a ficção brasileira, Escravos de Jó. Os estudantes Samuel e Yasmina se apaixonam. No entanto, eles têm que vencer muitas distâncias, dificuldades e preconceitos para afirmarem o seu amor. Fantasmas da história e personagens, do passado e do presente, cruzam os caminhos dos dois jovens, arrastando-os para um inesperado destino.

Outra estreia é a do documentário Lavas. Nele, Camila retorna à terra natal depois que o rio de sua cidade foi contaminado pelo maior crime ambiental do Brasil, provocado pelo rompimento da barragem de uma mineradora. Ela segue o caminho da lama tóxica que varreu povoados do mapa, encontra paisagens, comunidades e pessoas devastadas.

Um clássico de Louis Malle também invade a telona da charmosa sala. Zazie no metrô conta a vida de Zazie, uma garota de 12 anos que mora no interior da França com a mãe, que a envia à Paris por dois dias. A menina fica hospedada na casa de um tio, uma figura um tanto quanto excêntrica. Ela tem o sonho de andar de metrô, só que para sua tristeza, o transporte está em greve. Com isso, ela decide conhecer a cidade por conta própria e se mete no meio do caos da cidade.

 Concluindo as estreias, tem a animação brasileira, Tromba Trem, dirigida por Zé Brandão, que também estreia no Cine Alquimia, acompanha o divertido elefante Gajah depois que ele se torna uma celebridade da noite para o dia. Mas seus status de estrela rapidamente acaba quando ele se torna o principal suspeito em um misterioso desaparecimento. Agora o pobre elefante precisará correr contra o tempo para limpar seu nome e provar sua inocência.