21/01/2021 as 11:02

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Cinquenta escolas já foram fiscalizadas na capital

Felizmente, até o momento, nenhuma escola foi notificada, pois não foram encontradas nenhuma discordância sobre os protocolos necessários para o funcionamento

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Cinquenta escolas já foram fiscalizadas na capital

O retorno das aulas presenciais nas escolas particulares de ensino de Aracaju exigiu muita atenção e cumprimento das medidas de biossegurança contra a Covid-19. Para garantir que as ações de controle estão sendo tomadas, a Vigilância Sanitária Municipal está fiscalizando as escolas. Desde o início das aulas, no dia 18, pelo menos 50 escolas já foram visitadas pelo órgão municipal. Segundo a coordenadora da Rede de Vigilância Sanitárias (Revisa), Denilda Caldas, o objetivo das visitas é garantir que os estudantes tenham, de fato, segurança dentro das escolas e, assim, tenham a mínima exposição ao vírus.

Felizmente, até o momento, nenhuma escola foi notificada, pois não foram encontradas nenhuma discordância sobre os protocolos necessários para o funcionamento. O documento, que norteia os estabelecimentos de ensino, tomou como referência a portaria conjunta nº 20/2020, do Governo Federal, e considerou o quadro epidemiológico local. “Desde novembro, antes mesmo da volta às aulas nós já havíamos iniciado as fiscalizações, pois as escolas já estavam se preparando. Agora que as aulas de fato começaram, estamos voltando a estes estabelecimentos e também visitando outros, a média é de cinco a seis visitas por dia e, até o momento, cerca de 50 locais já foram fiscalizados”, informou. Caldas destaca ainda que as fiscalizações não são agendas, são de “surpresa”, para que os fiscais encontrem mesmo a rotina que está sendo empregada diariamente. “Felizmente todos estão seguindo as diretrizes e protocolos estabelecidos para o funcionamento das unidades escolares”, frisou.

Ainda segundo a coordenadora da Revisa, a Vigilância também está monitorando a estrutura das unidades, analisando se elas estão criando estratégias para que possam, de fato, funcionar de maneira segura evitando a aglomeração de alunos. A equipe verifica o cumprimento das medidas sanitárias, de distanciamento social, higienização das mãos, ambientes e objetos conforme os decretos previstos para enfrentamento e prevenção da Covid-19. “Entre as medidas sanitárias estão o distanciamento na sala de aula, entre os alunos e professores, de no mínimo 1,5m, com higienização de carteiras na troca de turmas, limpeza do corrimão de escadas e todos os artigos de uso coletivo. A higienização dos equipamentos deve ser feita com álcool 70% ou outra substância sanitizante, medição de temperatura, utilização de totens com álcool em gel em diversos pontos e a lavagem das mãos com sabão.

Ainda de acordo com os protocolos, as áreas de atividades coletivas, a exemplo de piscinas e brinquedoteca, estão isoladas”, destacou. Atuação e denúncia A forma de atuação da Vigilância Sanitária é orientar e quando fiscalizar as adequações necessárias, determinar um prazo de retorno. Havendo o descumprimento das medidas nos estabelecimentos da capital, as denúncias podem ser realizadas junto à Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde, através do telefone 0800 729 3534, digitando a opção 7.

Por Grecy Andrade
Foto: Arquivo