08/05/2018 as 13:03

Cultura

Exposição reúne desenhos de estudantes na Galeria de Artes Álvaro Santos

A mostra traz o tema ‘Sergipanidade’ e segue em cartaz até a próxima sexta-feira, 11.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Exposição reúne desenhos de estudantes na Galeria de Artes Álvaro SantosFoto: Ascom/Funcaju

Oficinas de desenho livre voltadas para alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) renderam uma exposição na Galeria de Artes Álvaro Santos, unidade vinculada a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). A mostra traz o tema ‘Sergipanidade’ e segue em cartaz até a próxima sexta-feira, 11.

 

De acordo com o coordenador da Galeria de Artes, Luís Adelmo, essa parceria com o ILBJ se estende ao longo de 15 anos. “Tenho um apreço pelo Instituto, pois organizei a exposição de inauguração anos atrás. E, neste ano, voltei ao ILBJ para ministrar seis palestras sobre arte e cultura e sobre a importância da galeria incentivar novos artistas. É uma honra abrir as portas para os alunos, que são os novos artistas, a mostrarem seus trabalhos na primeira galeria de arte de Sergipe”, ressaltou.

 

Para o professor do Instituto Luciano Barreto Júnior, Thiego Cruz, incentivar as habilidades artísticas desses jovens é permitir a formação de novos nomes na arte em Sergipe. “Reunir as obras produzidas pelos alunos das oficinas mostra o quanto o Instituto e a Galeria estão antenados ao novo. É criar caminhos para que eles possam compreender a importância da cultura. Por isso, a nossa aula está sendo ministrada durante esta visitação à mostra, pois é nesse contato com a cultura e com a história da Galeria que podemos contribuir para o futuro das artes em nosso estado”, comentou o professor do ILBJ, Thiego Cruz.

 

O aluno Alexandre da Silva contou como foi a inspiração para desenhar a sua arte que está sendo exposta na Galeria Álvaro Santos. “O tema era a auto-representatividade, então, desenhei um menino que gosta de ler e que ama a natureza. Projetei minhas características nesta obra. Eu nem esperava que um dia eu fosse ter o meu desenho exposto em uma galeria de arte na minha cidade. Imagine o quanto estou feliz em ver meu trabalho sendo destaque na cultura sergipana”, vibrou.

 

Visitar uma galeria e poder prestigiar os trabalhos assinados pelos colegas é sinônimo de motivação para que possam aprimorar cada vez mais os seus trabalhos. Assim descreveu a estudante do ILBJ, Ana Isabel Correia, ao visitar as obras expostas na Galeria Álvaro Santos. “Estou encantada com cada desenho. É gratificante ver que nossos colegas têm talento para desenhar. Me identifiquei com alguns desenhos e espero que essa ação aconteça sempre e que eles, enquanto artistas, possam investir nessa área“, disse.



O coordenador da Galeria de Artes conta que recebeu o título ‘Sergipanidade’ pelo ILBJ, devido ao trabalho de incentivo e valorização ao artista desenvolvido à frente da Álvaro Santos, que está completando, em 2018, 52 anos. “Fui surpreendido pelo Instituto com este título que só me enche de orgulho e satisfação, pois é o que eu escolhi fazer há anos. Ser reconhecido mostra o meu compromisso e a lealdade a este tema que é a arte”, comemorou Luís Adelmo.

 

Por AAN