17/09/2018 as 13:52

Cultura

12ª Primavera dos Museus começou hoje

No Museu da Gente Sergipana, ocorrerá uma programação especial formada por debates, palestras, exibição de curtas metragens com audiodescrição e libras, sarau com escolas selecionadas para apresentarem seus projetos culturais

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

12ª Primavera dos Museus começou hojeFoto: Janaina Santos

O Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, realizará nos dias 17, 19, 21 e 23 a 12ª Primavera dos Museus. Com o tema ‘Celebrando a educação em museus’, a proposta é que os museus sejam reconhecidos como espaços plurais, que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia todos os seus cantos.

O tema Celebrando a Educação em Museus tem como embasamento o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado no último mês de junho. A publicação aborda o processo de criação da PNEM, bem como os princípios e diretrizes dessa política, que visa nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação museal.

No Museu da Gente Sergipana, instituição em contato permanente com escolas de todo o estado e que já realiza ações educativas durante todo o ano, ocorrerá uma programação especial formada por debates, palestras, exibição de curtas metragens com audiodescrição e libras, sarau com escolas selecionadas para apresentarem seus projetos culturais, além de visita ao Museu de Arqueologia de Xingó (MAX) e à Fazenda Mundo Novo, em Canindé do São Francisco. Dessa forma, a programação inclui ainda educação inclusiva e educação ambiental.

Toda a programação é gratuita, exceto a vivência no Museu de Arqueologia de Xingó (MAX) e na Fazenda Mundo Novo, que é uma realização da Rosa dos Ventos Consultoria e Pesquisa com a parceria do Instituto Banese. Para participar, entrar em contato com a Max Tur pelo telefone (79) 99999-2300. Mais informações sobre a programação completa pelo telefone (79) 3218-1551.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

DIA: 17/09 (Segunda-feira)
8h às 12h
Abertura oficial da 12ª Primavera dos Museus

Roda de Conversa ‘EDUCAÇÃO EM MUSEUS’
Local: UFS/Campos Laranjeiras
Professores convidados da UFS e UFBA

DIA: 19/09 (Quarta-feira) – EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Local: Museu da Gente Sergipana
Exibição de curtas com recursos de audiodescrição (Curtas: Bravura, Nuvem, Salu e o Cavalo Marinho) e libras (Curtas: Cores e Botas, Procura-se, Valentino)
Sessões: 10h e 14h
Após cada sessão, visita mediada para os participantes do Projeto Aracaju Acessível com interpretes em audiodescrição e libras.

DIA 21/09 (Sexta-feira)
SARAU: CELEBRANDO A EDUCAÇÃO NO MUSEU DA GENTE
14h: Apresentações dos projetos de escolas na área de música, teatro, poesia e dança.
Local: Auditório do Museu da Gente Sergipana