23/01/2019 as 10:48

Arte

‘Pare’ na Blitz Cultural do grupo Boca de Cena

Teatro, música e workshop acontecem de 25 a 27 deste mês, no Bugio.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

‘Pare’ na Blitz Cultural do grupo Boca de Cena

Por Gilmara Costa

Sem penalidade máxima, o grupo Boca de Cena promove a segunda edição da Blitz Cultural, com a sinaleira em vermelho levando a um ‘Pare’; num alerta em amarelo para ‘Pensar’; e um verde de livre acesso ao ‘Refletir’. O evento acontece de 25 a 27 de janeiro, nos palcos diversos do Espaço Cultural Boca de Cena, Praça do Final de Linha do Bugio e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Bonfim, onde teatro, música e conhecimento se unem em vários espaços com o objetivo de paralisar culturalmente o público, num convite ao artístico nas mais variadas manifestações.


“A primeira edição aconteceu em 2014 e foi um sucesso. O grupo sempre está em atividade sempre. Ano passado, passamos por uma circulação através do Projeto Palco Giratório promovido pelo Sesc, e o entendimento de produção adquirida provoca no grupo essa inquietação de sempre usar arte como uma ferramenta de transformação social, visto o período que estamos atravessando de fragilidade social e alto índice de criminalidade. Acreditamos na arte até porque somos frutos dessa realidade. E daí promovermos essa ação com uma programação ampla e diversificada”, disse o produtor e ator Rogério Alves.


Na territorialidade de formação e sede, o grupo compartilha experiências e fomenta o acesso; desperta sensibilidades e talentos; instiga transformações, consciências políticas e artísticas, do individual ao coletivo. “O objetivo é sempre do acesso e de compartilhar principalmente quando se trata de uma periferia, onde parece ser difícil o acesso às artes. O festival tem o intuito de afetar toda a comunidade, independentemente de ser artista. Nós temos fome de arte e em tempos como esse, ela é essencial”, destacou.


Na programação, o espetáculo “Senhora dos Restos”, sob direção de Iradilson Bispo, Isabel Santos dá vida ao texto de Euler Lopes, o qual ministrará o workshop ‘Da Palavra ao Texto: A Construção de uma Dramaturgia dos Afetos’. “Acreditamos sempre no fazer local pelo seu potencial! Nosso objetivo é levar cultura sergipana para o povo sergipano, especialmente à comunidade do bairro Bugio, onde está situada a sede do grupo Boca de Cena! Acreditamos demais no poder de transformação com arte. A cena cultural é muito intensa e produtiva aqui no estado. As pessoas, os grupos, os indivíduos estão em ação o tempo todo, promovendo e provocando com arte. Mesmo quando o estado não tem um olhar sensível, estamos fazendo”, frisou.

Ainda se apresentarão durante o festival a Companhia de Arte Alese e o Grupo Imbuaça com os espetáculos ‘As Aventuras de Leitura’ e ‘A Peleja de Leandro na Trilha do Cordel’, respectivamente. Na programação musical, os artistas Maria Cristina e Humberto Barreto; DJ GraU e Samba Swingado comandam a blitz. Confira a seguir a programação.