02/09/2019 as 11:33

Lançamento

Educação é tema de livro

Os artigos publicados pelo colunista, escritor e professor, Matheus Batalha, no Jornal da Cidade, ganham forma e configuram o livro bilíngue “Educação Pelo Mundo: Vida Em Crônicas”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Educação é a abordagem da nova obra publicada pela Editora Diário Oficial de Sergipe - Edise. Os artigos publicados pelo colunista, escritor e professor, Matheus Batalha, no Jornal da Cidade, ganham forma e configuram o livro bilíngue “Educação Pelo Mundo: Vida Em Crônicas”, que será lançado hoje, dia 02 de setembro, na Academia Sergipana de Letras, às 18h, na Sala dos Fundadores do Sodalício.


Sendo esta a primeira experiência em crônicas, o autor conta ter bagagem na área da literatura educacional. “Felizmente, eu já tive a oportunidade de participar de outras obras no Brasil e no exterior, além de artigos científicos publicados em importantes periódicos internacionais como o JournalofStudies in InternationalEducation. Acredito que, por ser uma experiência literária diferente, este trabalho foi muito gratificante. Pretendo continuar publicando. Ser escritor é o ofício que me proporciona maior satisfação na atualidade”, conta o autor.

Para Matheus Batalha, a educação representa principal mecanismo para desenvolver a sociedade, sendo ela é um pilar fundamental, que exige cuidado contínuo, incentivos e busca por inovação. “É preciso ter consciência de que, em muitos casos, as soluções adotadas em outros países são de difícil implementação em nosso contexto social. Mas, bons exemplos servem como vetor de inspiração para que constantemente possamos expandir e criar novas formas de atuar em nosso sistema educacional. A Educação brasileira merece mais oportunidade”.


Segundo o autor, a experiência como colunista semanal no Jornal da Cidade contribui enormemente para seguir o caminho de escritor, que tem sido, atualmente, a sua maior satisfação. “O livro foi uma forma de juntar todas essas experiência e poder organizar o debate em torno do pensamento que podemos fazer mais e melhor pela educação em nosso país”, conclui.


Para Ricardo Roriz, presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe - Segrase, “é com grande satisfação que a Edise publica uma obra tão fundamental, inclusive sugere um debate que, em todos os momentos, tem se demonstrado de suma importância para o avanço social: a educação e o seu desenvolvimento”.


Para o diretor Industrial, Mílton Alves, o livro ‘Educação Pelo Mundo: Vida Em Crônicas’ abre novas portas, e adiciona perspectivas diversas sobre a educação. “De maneira simples, o impacto sobre o discurso que se aborda nesta obra é grande, podemos perceber as múltiplas formas de se conquistar uma educação plausível para todos”.
O autor
Matheus Batalha, doutor em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia –-UFBA possui mais de 10 anos de experiência em Educação Superior. Estudou na The Hague Academy of International Law, e atuou em diversos projetos internacionais, recebendo, em 2015, o prêmio pelo fundo de inovação do programa norte americano 100.000 Strong in the Americas pela Casa Branca, Departamento de Estado e ExxinMobil. Atualmente, Matheus Batalha é docente na Uninassal e escreve uma coluna semanal sobre Educação e questões globais para o Jornal da Cidade.