17/09/2019 as 09:27

Cultura

Duas escolas da rede municipal de Aracaju recebem o "Dia do Grafite"

No total, duas escolas do município participaram da iniciativa que é patrocinada pela Deca do grupo Duratex, idealizada pela Horizonte Educação e Comunicação, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Projeto Arte do Grafite - Caminhos da Água promoverá, em Aracaju, o Dia do Grafite nas escolas municipais Presidente Vargas e Laonte Gama, nos dias 18 e 19 de setembro, das 8h às 16h, com a participação do grafiteiro Dalvam Dext.  Antes de iniciar os desenhos, 30 alunos de cada escola, do 6º ao 9º ano, participarão de um workshop sobre grafite. Os desenhos que estamparão os muros foram selecionados por meio de votação popular e por uma comissão julgadora. No total, duas escolas do município participaram da iniciativa que é patrocinada pela Deca do grupo Duratex, idealizada pela Horizonte Educação e Comunicação, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A proposta surgiu com o objetivo de levar jovens  a refletirem sobre grafite, baseados no tema água, questões de disponibilidade hídrica, saneamento e uso consciente deste recurso natural tão abundante, mas tão ameaçado. Além de aprender sobre o assunto, os alunos foram incentivados a criar desenhos, dando asas à imaginação e criatividade. Para esta ação, foram envolvidos cinco educadores previamente capacitados e mais de 240 alunos. 

A professora Amanda Xavier, da E. M. E. F. Laonte Gama, conta que está bastante entusiasmada com o projeto “Para nós professores, foi gratificante discutir sobre a Água, no Brasil e no Mundo, e seu uso sustentável e consciente. A partir das discussões, pudemos refletir sobre nosso uso e nosso papel na sociedade enquanto cidadãos responsáveis por nossos recursos, como a água. Para os alunos e alunas, acreditamos que foi uma experiência desafiadora, por transformar o conhecimento em arte através dos desenhos. E para a Escola, uma honra participar do projeto e ser selecionada para expor um desenho feito por um dos nossos alunos”, comemora.


O grafiteiro Dalvam Dext terá um papel fundamental no Dia do Grafite, já que é dele a responsabilidade de transferir as artes dos alunos Nicolas Silva Santana e Erinaldo da Silva Santos do papel para os muros das escolas. “Ter sido escolhido me trouxe uma sensação de o trabalho estar sendo reconhecido e poder contribuir com mais um projeto e mais dessa proporção, trabalhar com escolas sempre é uma experiência gratificante”, comenta.

De acordo com Allan de Amorim, coordenador de projetos da Horizonte,  a iniciativa foi abraçada pelas Secretaria de Educação dos dez municípios contemplados pelo Arte do Grafite. “Já podemos fazer um balanço dos resultados das etapas até o momento e ele é super positivo e se reflete na quantidade e qualidade de desenhos que temos recebido. A escolha dos finalistas tem sido bastante  desafiadora devido a tantos jovens talentos”, conta.

A expectativa para o Dia do Grafite já é grande. Para Allan, assim como os alunos e as escolas estão ansiosos para a data, a equipe também já começa a se preparar para que o resultado seja ainda melhor. “Temos toda uma infraestrutura necessária para que tudo ocorra de forma positiva”, explica o coordenador.

Allan também aproveita para convidar toda a comunidade da cidade de Queimados e região para apoiar os alunos da ocasião. “Será muito bacana contar com o apoio das pessoas ao redor da escola. Fica nosso convite aos pais dos alunos para que venham nos ajudar a colorir a escola e passar uma mensagem positiva por meio da arte do grafite”, finaliza.