19/09/2019 as 09:19

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Dia Nacional do Teatro será comemorado no Atheneu

As apresentações têm início às 15h.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Hoje, 19 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Teatro, data destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade. Em reverência a essa celebração, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, preparou uma programação especial no Teatro Atheneu. As apresentações têm início às 15h, com o espetáculo infantil “Vai dar cacho na cabeça do bebê, mainha?”, da companhia A Tua Lona. Dando continuidade às comemorações, às 20h o Grupo Imbuaça apresenta “Mar de Fitas: Nau de Ilusão” com classificação etária livre. E, encerrando a programação, às 21h20, tem show do cantor Saulo Ferreira. As apresentações fazem parte do V Festival Sergipano de Artes Cênicas, realizado com recursos do Ministério da Cidadania. Vale lembrar que a entrada para todos os espetáculos é franca.


O espetáculo “Vai dar cacho na cabeça do bebê, mainha?” conta a história de três irmãos, Lulu, Lolô e Lili, que têm como memória mais marcante o dia em que eles nasceram e acabaram por multiplicar o amor que existia na família. A vinda de uma nova irmã, Helena, vai modificar a dinâmica dessas crianças. Reconhecer Helena como irmã e ensiná-la a amar será um grande desafio para esse trio que tem personalidades completamente distintas e em comum o amor uns pelos outros.


Já no “Mar de Fitas: Nau de Ilusão”, o espetáculo propõe uma viagem divertida e reflexiva sobre as razões pelas quais o Imbuaça tornou-se uma conhecida trupe de teatro: resistência e defesa da cultura popular. Dramaturgia e encenação fazem uma imersão nestes quarenta anos de sobrevivência tecendo uma poética homenagem ao que nos faz forte e aos mentores dessa identidade. Mas também trama um desabafo contra a condição do artista popular e sua dupla profissão. Em cena, nove atores interpretam 22 canções que fizeram parte da dramaturgia do grupo nessas quatro décadas em uma celebração sobre ser artista popular e mostrar sua arte em praça pública.


E, encerrando a programação com chave de ouro, o guitarrista, compositor, professor e atuante no cenário musical sergipano Saulo Ferreira, que vem desenvolvendo um trabalho autoral resultante de múltiplas influências, sobretudo do jazz, da música brasileira e africana. Em seu novo projeto intitulado “Yam”, que será apresentado na noite festiva, Saulo Ferreira mostra seu amadurecimento, com uma música forte e introspectiva, que busca evidenciar suas habilidades ao tempo em que extrai de si o seu melhor, com a pretensão de levar a todos o valor de reconhecer-se naquilo que se faz.

 

 

| Foto: Fabiana Costa