30/10/2019 as 10:14

Curta-SE

Público sergipano prestigia Dia Internacional da Animação

As mostras aconteceram durante dois dias, no Cine Vitória, de forma totalmente gratuita

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Durantes os dias 28 e 29, o Festival Internacional de Cinema Iboamericano, Curta-SE 19, ofereceu aos sergipanos cinema de forma totalmente gratuita, em comemoração ao Dia Internacional da Animação. No decorrer dos dois dias foram exibidos, na tela do Cine Vitória, mostras infantil, nacional e internacional.

As sessões são fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e o Curta-SE 19. Além da entrada gratuita para todos, este ano, o Curta-SE 19 também permitiu que turmas de escolas públicas pudessem participar das mostras, através de agendamento prévio.

A diretora executiva, Rosângela Rocha, explicou a importância do tema para o audiovisual sergipano, e destacou a importância que celebrações como esta fazem na sociedade. “A gente vê com muito entusiasmo estas mostras porque através da parceria com a ABCA foi possível comemorarmos não só o dia da animação, mas as mostras como um todo. A gente sabe que é cada vez mais difícil o financiamento de projetos culturais no país e estar com mais uma edição da mostra de animação e do curta-se 19 é para a gente uma satisfação muito grande primeiro pela resistência da realização e segundo porque a qualidade dos filmes de animação é muito boa e, além disso, a gente também facilita o acesso de escolas públicas e do público em geral”.

Desmistificando a ideia de que a animação é feita apenas para as crianças, a professora Daniela Sacramento, que levou alunos da Escola Professor José M. Sobral para o Curta-SE, salientou a importância do cinema na vida dos jovens e desse conteúdo em sala de aula. “Para a gente é um privilégio estar aqui até porque para alguns deles se não fosse o Curta-SE esse contato não existira. Essa iniciativa é muito importante para eles, mas também é para nós que poderemos tratar os assuntos em sala de forma literária”, afirmou.

Além dos alunos da rede pública de ensino, o público também compareceu para apreciar de perto o desenvolvimento da animação. A pedagoga Dinha Barreto, que levou a filha de cinco anos, parabenizou a iniciativa do Curta-SE na propagação de cultura. “Eu acho maravilhoso porque a cultura precisa ser disseminada e nem todo mundo tem acesso a essas oportunidade. As vezes as pessoas acham que o acesso a sétima arte está muito distante da camada menos favorecida da população e quando ele é gratuito, ele abre portas para que as pessoas se interessem, gostem. Por exemplo as crianças gostam de desenho animado, mas a animação é para todas as idades, por exemplo, eu trouxe minha filha e tenho certeza que será emocionante para mim e para ela”.

Curta-SE no FASC 

No mês de novembro, o Curta-SE volta com participação no Festival de Artes de São Cristóvão, o FASC, nos dias 14, 16 e 17. Haverá mostras nacionais, incluindo produções sergipanas, para todas as idades. Ao todo, serão exibidos mais de 30 produções nas Mostras Retrô Premiados, Longa Metragem, Iberoamericanos e Festivalzinho.