03/12/2019 as 11:29

ÀS 20H30

Orsse apresenta Festival Tchaikovsky em Série Laranjeiras no Teatro Atheneu

Concerto trará ao público um grande panorama composicional deste grande artista russo, na interpretação da orquestra sergipana

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta quinta-feira, 5, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), sob a regência de seu diretor artístico maestro Guilherme Mannis, apresenta um concerto inteiramente dedicado ao compositor romântico russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893). Mesclando peças famosas, como as que compõem os Ballets “O Quebra-Nozes” e “Lago dos Cisnes”, a obras importantes como a Sinfonia nº 5, em Mi menor, o concerto trará ao público um grande panorama composicional deste grande artista russo, na interpretação da orquestra sergipana. Os ingressos, a preços populares, estão à venda na bilheteria do Teatro Atheneu. A Orsse é uma realização da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), do Governo de Sergipe.

 

Segundo o maestro Guilherme Mannis, a Orsse possui grande domínio na interpretação do compositor: “Já realizamos o ciclo completo de suas sinfonias e suas mais importantes obras. Elas requerem dos músicos enorme delicadeza, aliada a momentos de energia dignos de uma maratona musical, como é o caso da Marcha Eslava, ou mesmo o último movimento da Sinfonia nº 5. Nossos músicos desenvolveram, ao longo dos últimos tempos, uma notável competência quanto à interpretação destas obras”.

 

Sobre o programa, um dos destaques desse último concerto da Série Laranjeiras, na Temporada 2019, será a execução da “Marcha Eslava”, de 1876, ano em que a Sérvia encontrava-se em guerra com o império turco-otomano. Nikolai Rubinstein, amigo de Tchaikovsky, requereu, por parte da Rússia, que Tchaikovsky compusesse uma peça orquestral a fim de auxiliar os sérvios feridos por meio de um concerto beneficente. Muitos russos simpatizaram com aqueles considerados companheiros eslavos e cristãos ortodoxos, enviando à Rússia, soldados voluntários e apoio em geral aos sérvios.

 

Outras importantes realizações do programa serão algumas danças compostas para o ballet “O Quebra-Nozes”, de 1892. Este conta uma história em que fantasia e magia, típicas do romantismo, relatam as aventuras de um quebra-nozes, de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça de tamanho desmensurado. Estarão na programação desta noite excertos de outro impactante ballet, “Lago dos Cisnes” de 1877. Traduz-se como um enredo dramático encenado em 4 atos, um dos trabalhos memoráveis do compositor russo que conta a história da princesa Odette que, por um feitiço, é transformada em cisne e para reverter tal condição necessita da jura de amor e um homem fiel, este homem é o príncipe Sigfried. Completa o programa a aclamada Sinfonia nº 5, em Mi menor, em quatro movimentos.

 

 

 

 

Foto: Pritty Reis