08/12/2019 as 11:46

8 DE DEZEMBRO

Afoxé Omo Oxum faz cortejo na Orla da Atalaia

15ª edição do evento começa a partir das 18h

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Este domino, 8, o Cortejo Afoxé Omo Oxum acontece pelo 15º ano consecutivo. O evento será a partir das 18h, na Orla da Atalaia, em louvor a Oxum, Orixá das águas doces, da beleza e da fertilidade, cultuado pelas religiões de matriz africana.

A festa será conduzida por Ninha, da banda Trem de Pouso, Nany Lessa, Maysa Reis e Menilson Filho. 

O Afoxé Omo Oxum foi legalmente inserido no Calendário Turístico e Cultural de Aracaju em 2007 e representa o sincretismo religioso. Segundo a tradição africana, Oxum é a segunda mulher de Xangô. A ela pertence o ventre da mulher e é por isso que esse orixá feminino controla a fecundidade, sendo profundamente ligado às crianças. Dona das águas doces, Oxum gosta de usar colares, jóias, espelhos, perfumes e assim é considerada a deusa da beleza, da riqueza e da prosperidade. 

Na tradição católica, Oxum é representada por Nossa Senhora da Conceição, padroeira da capital sergipana. Oxum é ainda símbolo da sensibilidade e muitas vezes, ao ser incorporada, derrama lágrimas, característica que se transfere a seus filhos, identificados por chorões.

O cortejo surgiu com a Yalorixá mãe Marizete Lessa e, desde a sua primeira edição, contou com o apoio da Prefeitura de Aracaju e, a partir do seu segundo ano de cortejo, com apoio do Governo de Sergipe. O Afoxé conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju, do Governo de Sergipe. 

 

|Fonte: Divulgação