20/12/2019 as 09:30

Na Sementeira

Feira de Artesanato inicia hoje

Para a coordenadora de Artesanato da Seit, Ana Rosa, o evento é muito importante para dar visibilidade às peças produzidas pelos artesãos sergipanos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A partir de hoje, 20, e até o domingo, 22, a Secretaria de Estado da Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho (Seit) realiza a Feira de Artesanato (FeirArt’s) no Parque da Sementeira. Com a participação de 50 expositores de oito diferentes municípios, a feira constitui uma grande oportunidade de geração de renda para os artesãos, a partir da comercialização de peças de bordado, renda irlandesa, cerâmica, patchwork, mandalas, bonecas de pano, bijouterias e comidas típicas. Durante os três dias, o evento acontecerá das 14h às 21h.

Participarão da feira artesãos dos municípios de Maruim, Pacatuba, Japaratuba, Divina Pastora, Laranjeiras, Simão Dias, Lagarto e Frei Paulo, atendidos e acompanhados pelo Programa Artesanato de Sergipe, vinculado à diretoria do Trabalho e Renda da Seit. No último dia de realização, 22, o evento contará com a participação da Rural do Forró, que fará o seu Ensaio de Natal, com convidados. “Convocamos a todos para prestigiar esta feira linda e para participar da ação solidária que a Rural do Forró está propondo, através da doação de 1kg de alimento não perecível. Vai ter muita música, confraternização e solidariedade!”, disse o músico Bob Lelis, que conduz o projeto itinerante da Rural.

Para a coordenadora de Artesanato da Seit, Ana Rosa, o evento é muito importante para dar visibilidade às peças produzidas pelos artesãos sergipanos. “Nós participamos com eles de grandes eventos fora de Sergipe, mas sempre que possível buscamos fomentar a exposição dos seus produtos em eventos locais também. O reconhecimento da riqueza do artesanato sergipano pelo nosso próprio povo é essencial para que essas pessoas se empoderem e possam sobreviver da profissão que escolheram”, afirmou.

Através do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB Sergipe), o Governo do Estado emite a Carteira Nacional do Artesão, que é registrada no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), e busca a criação de canais de escoamento da produção desses artesãos, viabilizando sua participação em feiras e eventos locais e nacionais. A profissão de artesão é regulamentada pela lei nº 13.180, de 23 de outubro de 2015, que estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, institui a carteira profissional para a categoria e autoriza o poder Executivo a dar apoio aos artesãos. Entre os benefícios do cadastramento no PAB estão o acesso a incentivos fiscais, além de eventos, oficinas e cursos.