15/01/2020 as 17:44

LANÇAMENTO

Livro debate transfobia e discurso de ódio

O lançamento acontece no próximo sábado, 18, a partir das 17h

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

No próximo sábado, dia 18, acontece o lançamento do livro "Quando dizer é violentar: violência linguística e transfobia em comentários online". O material, que aborda temas ligados à relação entre linguagem e violência de gênero, foi produzido pelo pesquisador Danillo Conceição Pereira da Silva, e traz a proposta de articulação teórica e de trabalho analítico transdisciplinares.

Segundo o autor, debater o assunto é primordial para compreender o funcionamento da violência transfóbica na linguagem, a partir da análise crítica de atos de fala produzidos em práticas digitais de interação. “É um exercício de desnaturalização de contextos e discursos que são restabelecidos nas cenas de transfobia, para dotar determinados atos de fala de força capaz de instaurar significados particularmente violentos, levando a efervescente questão do discurso de ódio para além dos marcos jurídicos e policialescos da discussão", explica Danillo.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na área de Língua Portuguesa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), campus de Santana do Ipanema, o autor é doutorando e mestre em Letras/Estudos Linguísticos, com ênfase em Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de ser especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pelo Programa de Pos-Graduação em Estudos Interdisciplinares em Mulheres, Gêneros e Feminismos da Universidade Federal da Bahia (PPGNEIM/UFBA).

Dentre suas atuações, também desenvolve estudos sobre as relações entre discursos, identidades e marcadores sociais da diferença, interessando-se por temas como gênero, sexualidade, raça e racismo, decolonialidades, comunicação online/offline, movimentos sociais, ativismos digitais, letramentos e direitos humanos.

O lançamento do livro, editado pela Devires, acontece a partir das 17h, no Alumiar Casa de Café, localizado à Rua Coronel Stanley da Silveira, 477, bairro São José.

|Da redação do JC Online
||Foto: Divulgação