12/05/2020 as 10:39

ARTE

Edição live da Blitz Cultural começa hoje, 12

Projeto do Grupo de teatro Boca de Cena convida o público à diversão reflexiva nas redes sociais.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Adaptar projetos culturais anteriormente desenvolvidos em palco e ocupações significativas de gente na plateia, sendo ovacionados com palmas calorosas (ou não! Acontece), assobios e questionamentos, tem sido o desafio de muitos artistas das mais diversas manifestações da arte. Seja para um show transmitido ao vivo ou a exibição de um espetáculo de teatro, provocações em debates e outras artes, a necessidade de pensar, repensar e fazer acontecer num palco enquadrado na telinha é de desafiar qualquer mente criativa.

Mas, como a arte não pode (e nem deve!) parar, eles conseguem, lançam- -se às novidades e exploram as ferramentas. Num reinventar preciso, o grupo Boca de Cena começa hoje, 12, a edição ‘Live’ do projeto Blitz Cultural, com a temática “Parar, Pensar e Refletir”, sobre a arte em múltiplas potencialidades e linguagens. “Está sendo um desafio, afinal é a primeira vez que estamos produzindo um Festival de Arte por meios virtuais, online. Mas, entendemos que é o momento para nos reinventarmos, reafirmando o poder da arte enquanto instrumentosocial, proporcionando entretenimento e informação.

A Blitz Cultural é uma atividade artística de ordem pública, urgente, necessária e entendemos que é o momento de ressignificar as possibilidades artísticas e fomentar a cultura por meio das redes sociais, através das lives”, disse o ator e integrante do grupo Boca de Cena, Rogério Alves. Contemplado com o edital “Reivente-SE”, lançado pelo Governo do Estado através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), o Blitz Cultural apresenta uma programação diversa até o próximo domingo, 17, com oficinas, conversas e shows musicais.

“O edital tornou possível ressignificar a poética do cotidiano, do nosso público que nos acompanha, fazendo com nossos seguidores do outro lado da telinha tenham oportunidade de ter contato com uma oficina de circo, de teatro, de shows musicais de artistas sergipanos, possibilitando essa troca e essa autoafirmação de que a arte é resistência, é se reinventar, é acreditar e principalmente, é fazer! E somos gratos à Funcap pela oportunidade de estarmos também nos reinventando neste momento de pandemia”, acrescentou. Rememorando a criação do projeto, Rogério Alves mostra o que tornou a Blitz Cultural um evento obrigatório no calendário do grupo Boca de Cena e na comunidade que tem sede.

“A primeira edição da Blitz Cultural aconteceu em setembro 2014, em comemoração ao 9º aniversário do grupo Boca de Cena, e tivemos um cortejo pelas ruas do bairro Bugio com grupos folclóricos e artistas, shows musicais, apresentações de teatro, dança e circo, além de diversas oficinas artísticas em escolas da rede pública do bairro Bugio e na própria sede do grupo. As apresentações artísticas e os shows musicais aconteceram simultaneamente na praça do Final de Linha do Bugio e na sede do grupo. E, então, ela acontece até hoje.

A última edição foi a de Carnaval e agora teremos essa inovadora”, disse. Ansioso pelo “start” na estreia da Blitz Cultural no palco virtual, Rogério afirma que tem recebido uma aceitação positivo de todos que acompanham o projeto. “A receptividade da comunidade tem sido a melhor possível, uma vez que estamos em isolamento social e estamos levando, além de entretenimento para a casa dos nossos seguidores, a possibilidade de “Parar, Pensar e Refletir”, por meio de atividades artísticas a zero custo, neste momento de instabilidade emocional”, completou o ator.

Confira a programação:

Terça-feira (12/05) 16h - Oficina O Ator e a Máscara (com @mascarello_ ) Quarta-feira (13/05) 16h - Oficina Técnica Vocal (com @anakelly.melo ) Quinta-feira (14/05) 16h - Oficina Técnicas de Interpretação e Expressão Corporal (com @leandrohandel13) Sexta-feira (15/05) 16h - Oficina Circo (com @adriat1c0) Sábado (16/05) 20h - Show Musical com @larilimacantora Domingo (17/05) 20h - Show Musical com @denysbennoficial Atenção: Todas as lives terão duração de uma hora cada no perfil do artista ou do grupo